A gestão do prémio final voltou a estar em destaque no Big Brother Verão. Perante os gastos excessivos, a Voz deixou uma mensagem séria aos concorrentes, comparando os valores gastos ao salário médio dos portugueses.
Duas semanas após a estreia, o Big Brother Verão continua a lutar para se impor nas audiências, ao mesmo tempo que vários comportamentos dos concorrentes continuam a dar que falar e a gerar controvérsia nas redes sociais. Um dos temas que mais críticas tem gerado prende-se com a forma como os concorrentes têm gasto o dinheiro do prémio final para satisfazer vícios pessoais.
Ainda na gala deste domingo, dia 12 de julho, foi confirmado que foram gastos mais de 4 mil euros em troca de tabaco, no entanto, Miguel e Mariana Sá decidiram continuar a gastar dinheiro do prémio e abdicaram de metade do valor já conquistado para o prémio para passarem uma noite a sós no quarto secreto. Foi neste contexto, e depois de um dos concorrentes ter admitido sentir-se desmotivado e sem grande vontade de lutar pelo prémio final, que a Voz decidiu intervir com uma mensagem séria dirigida a toda a casa.
Leia também: Sondagem Big Brother Verão: Quem quer salvar?
O anfitrião da casa mais vigiada do país, começou por relembrar o seu papel dentro da dinâmica do jogo, distinguindo-o claramente da leviandade com que os gastos têm sido encarados pelos concorrentes: “Estou todos os dias a ver-vos, é meu papel proteger-vos, amparar-vos, picar-vos, levar-vos até ao limite, negociar com eles, tentar-vos, pôr-vos no limite da tentação, levar-vos ao limite, as vossas verdades, as vossas convicções. Tudo isto está certo. É este programa que se faz neste ‘brincar’ entre nós, desde brincar, testar os vossos limites físicos e psicológicos. Porém, quero-vos lembrar de uma coisa: vocês estão todos os dias, a todo o momento a serem vistos pelas pessoas lá fora”, começou por afirmar.
Para dar peso à sua mensagem, a Voz trouxe à conversa um dado concreto sobre a realidade financeira da maioria dos portugueses, contrastando-a com a facilidade com que o dinheiro do prémio tem sido gasto dentro da casa: “Se um português com este salário médio de 1200 euros o poupasse e não gastasse um cêntimo demoraria sete anos de trabalho para conseguir angariar 100 mil euros. Aqui vocês podem decidir fazer o que quiserem com o dinheiro, mas pensem que pode ser insultuoso para quem vos está a ver ouvir-vos a disparar valores com essa facilidade, alguém para quem 100 mil, dez mil, mil, faz uma diferença crucial na vida”, alertou.
Na opinião do Big, os espectadores poderão sentir-se ofendidos ao verem a forma como os concorrentes gerem estes valores em plena televisão nacional. Antecipando ainda a habitual justificação de que se trata de dinheiro “virtual”, por ainda não estar fisicamente na posse dos concorrentes, a Voz recorreu a uma comparação direta com o mundo do trabalho: “E depois vocês dizem ah, mas estes são valores que não são verdadeiros, que estão na cloud, porque ainda não estão na mão. É como se um funcionário dissesse ‘hoje vou deixar de trabalhar porque o salário ainda não está na minha mão’. É uma coisa que só recebo eventualmente no fim do mês se todos como equipa o construirmos”, continuou.
Com esta intervenção, a voz soberana procurou levar os concorrentes a refletir sobre o impacto das suas atitudes e palavras, sublinhando o risco de afastarem precisamente aqueles que os poderiam apoiar cá fora: a “leviandade daquilo que às vezes fazemos e dizemos e como podem roçar o insulto para as pessoas que querem gostar de vocês lá fora e parece que às vezes estão a dificultar o caminho para que gostem de vocês.”
Por fim, a Voz deixou uma mensagem mais conciliadora, reconhecendo o valor de todos os concorrentes, mas reforçando a importância de não perderem a noção da realidade fora da casa: “Todos vocês são válidos e têm esta consciência. Estou-vos a dizer isto porque sei que é fácil pensar só neste círculo, é fácil esquecer que estas câmaras refletem a vossa imagem para milhares de pessoas no país. Ao longo deste programa vai-vos ser pedido que apostem, que brinquem, que arrisquem. Poderão fazê-lo certamente. Estou apenas a dizer-vos [para terem] consciência, que pensem no valor das coisas”, rematou.
Leia também: Irmã de Nuno não poupa Raquel a críticas: “Muito jogo psicológico”
Adicionar Cusquices como fonte preferida













