Famosos

Cláudia Chéu fala de assédio no meio artístico e revela que foi assediada: “Era casado… o grande porcalhão”

Cláudia Chéu

Cláudia Lucas Chéu, escritora, argumentista, actriz profissional durante 10 anos, falou no site da Máxima, sobre o assédio sexual no meio artístico e contou comportamentos indesejados que presenciou e viveu.

“Não sei como será noutras áreas profissionais, mas o meio artístico, sendo o único que conheço minimamente, está pejado de situações de assédio, de abuso de poder, de prepotência sexual sobre o mais fraco. E muitas vezes o mais fraco é a mais fraca; alguma mulher, que por acaso até tem umas belas pernas ou uma cara bonita, independentemente de ter ou não talento para o trabalho para que foi contratada. Fui actriz profissional durante dez anos, fiz teatro e televisão, e mais tarde fui directora de actores de um elenco de novela.” começou por dizer Cláudia Chéu.

Leia também:

“A onda que a actriz Sofia Arruda veio levantar, seguida de vagas do mesmo set, é na realidade um maremoto em iminência em muitos locais de trabalho. É preciso falar sobre este assunto, sim. As pessoas continuam a fechar bem os olhinhos, e muitas vezes a colaborar por miúfa de lhes lixarem a vida. Somos um meio bem pequeno; crias inimizades com alguém poderoso e estás bem tramada, fazem-te num instantinho a cama, e aqui é sempre no mau sentido” acrescentou a atriz.

De seguida, Cláudia Chéu, revelou que foi assediada, não em televisão, mas no teatro, “Nunca me aconteceu ser assediada a trabalhar em televisão, obviamente porque não pertenço ao grupo de mulheres lindíssimas que povoam os plateaus, não fiz parte desse target. Mas em teatro aconteceu-me. Não vou dizer o nome do actor, nem qual a companhia de teatro porque não vale a pena, ele sabe bem quem é. O importante aqui é falar sobre a situação. Eu era uma novata acabadinha de sair do Conservatório, ele era um tipo uns anos mais velho e já experiente na representação. “

“Começámos por nos dar bem e desenvolver uma certa ligação, o que até nos dava jeito, porque fazíamos par romântico nesse espectáculo. Acontece que, na única cena sexual que fazíamos juntos, o energúmeno colocava-me a mão mesmo sobre o sexo. Primeiro achei que aquilo tinha sido sem querer, mas depois repetiu-se na noite seguinte. Quando o confrontei depois do segundo espectáculo, disse-me que não era verdade e que não tinha interesse nenhum em fazer isso comigo, que era casado. E por acaso até era, o grande porcalhão.” revelou Cláudia.

“Tentou desvalorizar-me, como se eu não lhe interessasse e não me tivesse feito nada. A partir dessa noite, deixámos de nos falar e passámos uma temporada inteira a contracenar, a fazer par romântico, sem nos cumprimentarmos fora de cena. Esta situação, para uma novata como eu, foi bastante marcante. Felizmente não permiti que isso me prejudicasse ao nível do desempenho no espectáculo, mas o sacana podia ter-me lixado a vida logo no início do meu percurso. “ acrescentou Cláudia Chéu.

Já chega. É a vez dos assediadores ficarem calados, a não ser que seja para pedirem desculpa, e de nós os fazermos baixar a bolinha” rematou a atriz.

To Top