TVI está debaixo de fogo, imprensa revela os segredos dos bastidores dos reality shows: expulsões combinadas, ‘dicas’ dadas aos concorrentes e muito mais.
O Big Brother chegou aos ecrãs da TVI há 25 anos e mudou para sempre a televisão portuguesa. Desde então, o formato tornou-se presença constante na grelha do canal. A estação de Queluz de Baixo quis marcar os 25 anos com uma edição comemorativa — e as audiências tem ficado muito abaixo das expectativas.
Veio agora a público algumas polémicas abafadas nos bastidores da TVI e da Endemol, desde: ‘Expulsões combinadas’, ‘Dicas’ dadas aos favoritos no confessionário e episódios graves ocultados do público.
Segundo a revista Nova Gente, há alegadas flexibilidades e decisões de bastidores que põem em causa a transparência do formato. Um dos exemplos mais polémicos prende-se com concorrentes que demonstram vontade de desistir. Nesses casos, de acordo com a publicação, são chamados ao confessionário e tentam ser dissuadidos pela produção. Se a intenção persistir, há uma alternativa estratégica para não parecer tão mal aos olhos do público: “Combinam uma expulsão. Assim, não ficam com o rótulo de desistentes. Também não seria bom para a produção que eles abandonassem o jogo. Então, combinam que serão expulsos no domingo seguinte. Caso não estejam, há sempre uma forma de ficarem automaticamente nomeados.”
Mas as polémicas não ficam por aqui, pois a revista revela que em edições especiais com ex-concorrentes ou figuras públicas, pode haver incentivos financeiros para evitar abandonos. A revista aponta um caso concreto de Miguel Vicente, no Desafio Final, em que: “Aumentaram-lhe o cachet duas vezes”, para que este não abandonasse o programa.
A revista revela ainda que “Aos [concorrentes ] anónimos são exigidos exames médicos”, mas três figuras públicas estiveram à conversa com a revista e garantiram que esse mesmo critério não é imposto aos concorrentes já conhecidos do público.
Se pensam que estes são os únicos segredos dos bastidores, enganam-se, pois a Nova Gente revelou um episódio ‘grave’ que decorreu na edição do Big Brother 2023, que consagrou Francisco Monteiro como vencedor: “Houve um concorrente que se passou e mandaram-no para o Cubo. Ele estava super irritado e partiu vários equipamentos. Isso nunca foi mostrado ao público.”
A revista expôs ainda as conversas que os concorrentes têm em off com membros da produção que muitas vezes recebem ‘dicas’ de como agir no jogo: “Ao longo da semana, eles podem ir ao confessionário falar com membros da produção. E há quem lhes dê algumas dicas… Dizem coisas como: ‘Esta semana tens estado bem, continua assim’, ou então ‘vê lá o que andas a fazer, não está a correr bem. Tens que mudar de atitude.’”
Leia também:
- Não há dúvidas! Sondagem revela quem será expulso do Big Brother este sábado [17 de maio]
- Sondagem Big Brother 2025: Quem quer salvar?
- Sondagem Big Brother 2025: Quem é o melhor jogador da semana?
