Notícias

Vem aí mais uma multa: TVI viola a Lei da Televisão!

TVI Logotipo

A TVI foi novamente multada por não respeitar a Lei da Televisão e vai ter de pagar uma multa de 75 mil euros. A ERC – Entidade Reguladora Para a Comunicação Social condenou a TVI pelo não cumprimento da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido.

Em causa está a colocação de produtos (publicidade a marcas) na novela “A Única Mulher“, que foi exibida entre março de 2015 e janeiro de 2017.

Leia também:

Segundo a ERC,o “incumprimento das regras para a colocação do produto, estipuladas nos números 3 a 5 do artigo 41º da LTSAP, nos programa “A Única Mulher”, de 19 de agosto a 2 de dezembro de 2015, quanto à integração de referências“.

O regulador explicou “a narrativa do programa é criada e desenvolvida em função das marcas, partindo-se da sua existência (não é a marca que é colocada em função de um enredo)“, acrescentou ainda que “referências explícitas, de forma recorrente e excessiva, todo o ciclo de um processo de promoção (…) é refletido nas imagens e na narrativa, manipulando-a, tendo como finalidade a promoção” da mesma.

Assim sendo, as marcas usadas pela TVI na novela, acabaram por alterar o enredo da mesma e por esse motivo quebrarmo-nos a Lei da Televisão, “influenciou o conteúdo da história da telenovela, afetando a responsabilidade e independência editorial“.

Segundo o Correio da Manhã, a estação de Queluz de Baixo terá de pagar  uma multa de 75 mil euros. O jornal refere ainda que houve sete contraordenações de 40 mil euros cada uma, mas em cúmulo jurídico ficou definido o valor único de 75 mil.

To Top