Tiago Rufino defendeu a essência dos reality shows e condenou as mudanças da TVI que acabam por tornar o jogo mais agressivo.
A entrada de Catarina Miranda no Desafio Final continua a gerar debate muito além das fronteiras da casa da Malveira. Depois de Teresa Guilherme ter criticado publicamente a decisão da TVI, foi a vez de Tiago Rufino, vencedor da sétima edição da Casa dos Segredos, utilizar as redes sociais para um desabafo que vai além da polémica do momento.
Para o ex-vencedor, o problema é estrutural — e vem de longe: “Antigamente, entrar num reality show significava ir completamente às cegas, sem qualquer tipo de informação do exterior e continuar assim durante toda a experiência, precisamente para não influenciar o jogo. Hoje em dia, parece acontecer exatamente o contrário.”
A leitura de Tiago Rufino sobre a estratégia atual da produção é clara: “Quanto mais informação vier cá de fora para mexer com as emoções lá dentro, criar conflitos e trazer situações externas para o jogo, melhor, porque isso gera polémica e aumenta as audiências.”
Mas o que mais o incomoda é a contradição que se segue: “Quando os concorrentes usam essas situações de forma exagerada e o jogo começa a entrar em campos mais graves, vem a apresentadora dizer que assuntos cá de fora não deviam ser levados para dentro da casa, defendendo antes um jogo baseado no respeito.”
E apontou ainda a pressão contraditória que recai sobre quem está dentro da casa: se um concorrente opta por não entrar nas polémicas intensas, é imediatamente apelidado de planta por não jogar. “Então, afinal, em que ficamos?”, questionou.
O apelo final foi direto e dirigido a quem de direito: “O mínimo seria manterem-se fiéis à essência original do formato: os concorrentes não terem acesso a qualquer tipo de informação do exterior.”

Leia também:
- Sondagem Casa dos Segredos – Desafio Final : Quem quer salvar?
- Não há dúvidas! Sondagem aponta quem será expulso do Desafio Final este domingo [31 de maio]















