Famosos

Famosos reagem à guerra na Ucrânia: “O dia mais triste da nossa história desde a segunda guerra Mundial”

Guerra na Ucrânia

Esta manhã, 24 de fevereiro, acordamos com a triste notícia que a Rússia invadiu a Ucrânia durante a madrugada desta quinta-feira. Foram registadas fortes explosões e ataques russos em pelo menos cinco cidades ucranianas, incluindo na capital, Kiev.

A notícia deixou o mundo em choque, e os famosos têm reagido nas redes sociais à triste notícia e lamentam os trágicos acontecimentos.

Joana Cruz apelou por paz: ” Paz 🙏🏻 Rússia e Ucrânia 🙏🏻 😔”. Nuno Markl também se pronuncio “Uma noite surreal e que ainda me parece meio sonhada. Mas acordei com uma insónia, por mero acaso, minutos antes do ataque e pela primeira vez na minha vida vi o Twitter a explodir em tempo real com um acontecimento desta dimensão. Videos, notícias, casos particulares. De repente partilhavam-se webcams em directo de Kiev, clarões no céu, carros em fuga na madrugada e muita gente a sentir este momento de terror perto demais. Fui ao Radio Garden perceber como reagiam as rádios da Ucrânia ao que estava a acontecer. E percebi que não estavam a reagir – ironia amarga das ironias amargas, a quantidade de rádios de música easy listening e de relax supera em muito as de notícias. Enquanto começava o inferno, os computadores de rádios ucranianas debitavam instrumentais de Kenny G, Mantovani e outra música delicodoce que nunca me soou tão fantasmagórica, perturbadora e triste.”

Lourenço Ortigão e Manuel Luís Goucha também recorreram às redes sociais, “Em pleno 2022 um país é invadido e começa uma guerra na Europa. O dia mais triste da nossa história desde a segunda guerra Mundial. Que imagens chocantes. Sem palavras🇺🇦” escreveu o ator. “Será que o PCP ainda apoia Putin? Vergonha!” reagiu Manuel Luís Goucha.

“Putin.. que o pariu” escreveu Nilton. “E agora o que fazemos ?” Estamos do lado inequívoco da paz. Putin, és um ditador, psicopata, facínora. Imagino o sobressalto do povo ucraniano, das crianças. Que dia triste e impensável. A todos os ucranianos em Portugal e todos os que precisem de abrigo – estamos convosco, de coração aberto.💙💛” escreveu indignada Rita Ferro Rodrigues.

O dia começa triste e cinzento. Como todos estou preocupada, como alguns não compreendo a guerra , a loucura devastadora que não sabe parar. Ninguém pode colocar- se à margem deste acontecimento porque as consequências são para todos. Vai ser duro , tenhamos opinião e Fé.” reagiu Maya.

Eduardo Madeira reagiu com um hastag “#makelovenotwar“. Nuno Eiró também recorreu às redes sociais: “Sobre a insanidade, o autoritarismo e uma política assustadoramente expansionista que achávamos já não ter lugar neste mundo. Parece ficção ..mas, infelizmente, não é ! “

“Damos força à Paz 💙💛” escreveu Bárbara Guimarães. “Muito triste com este acordar. Acredito que estamos todos. Rezar para que isto termine o mais rápido possível. Paz🙏” reagiu Isabel Figueira.

To Top