Big Brother

Especialista faz a análise comportamental dos nomeados do Big Brother Verão desta semana: “Nem tudo é o que parece”

Concorrentes nomeados na segunda semana - Big Brother Verão

Susana Areal não deixa nada por dizer sobre os concorrentes nomeados do Big Brother Verão desta semana.

Susana Areal, especialista em comportamento humano e seguidora atenta de reality shows, voltou a analisar ao detalhe a atual edição do Big Brother Verão. Esta semana, a profiler traçou o perfil comportamental dos cinco nomeados — Ana Catharina, Bruno de Carvalho, Catarina Miranda, Kina e Viriato Quintela — e partilhou uma análise comportamental minuciosa sobre cada um.

Veja de seguida a análise pormenorizada dos 5 concorrentes do Big Brother Verão feita pela especialista em comportamento humano:

Catarina Miranda

Catarina Miranda

A Catarina Miranda deve ser analisada com uma separação clara entre as suas participações anteriores e aquilo que tem demonstrado neste Big Brother Verão.”, começou por destacar a profiler, que salientou que nas edições anteriores não gostou do perfil da jovem de Almeirim: “Não gostei da sua participação nas últimas edições. Tínhamos uma Catarina com um ego gigante, mas completamente descontrolado. Uma Catarina deslumbrada, sem um pingo de gratidão, nem para com os colegas, nem para com a própria TVI. Foi expulsa como resultado do seu próprio ego.”

Sobre a prestação atual, Susana Areal destacou: “A Catarina Miranda de hoje tem-me agradado. Cresceu. Aprendeu. Evoluiu. Mostra gratidão à estação, mantém o jogo da provocação (em que é mestre), mas de forma mais leve, mais estratégica. Se olharem com atenção, perceberão que provoca para chamar os outros ao jogo, e não para ferir (mas poucos entendem isso). Hoje, o ego continua lá – mas muito mais controlado. E isso faz toda a diferença: passou a usá-lo a seu favor, como motor de confiança, comunicação e posicionamento.

“É a melhor comunicadora da casa, a que melhor se preparou, e a que mais trabalha para garantir que há dinâmica, ação e audiências. E acusada de trazer temas de fora da casa para o jogo. Mas, na minha opinião, isso é perfeitamente legítimo. Aliás, os temas que traz são exatamente os que justificam a presença dos próprios colegas no programa: A Jéssica só está na casa por ter sido namorada do Afonso. A Luísa só foi convidada por namorar com o toureiro conhecido (que já foi namorado da irmã dela – e a Catarina ainda nem usou essa “cartada”….).”, destacou ainda Susana Areal.

Kina

Kina

“A Kina foi a grande surpresa deste BB Verão. Conhecida pelos mais velhos e uma completa desconhecida para os mais novos. Com 62 anos, despertou curiosidade e rapidamente conquistou o público com a sua energia, paixão pelas câmaras, boa disposição e postura de mãe/avó junto dos concorrentes. Passou a semana a cozinhar, a dar receitas e a falar diretamente para a câmara — criou, sozinha, um programa paralelo, ignorando quase tudo o que se passava no resto da casa. Teve uma primeira semana excecional: Cuidou de todos, partilhou sabedoria, orientou individualmente vários dos concorrentes mais jovens. Mostrou uma maturidade e uma generosidade que encantaram.”, começou por destacar Susana Areal.

A profiler lamentou a mudança de Kina no jogo: “Mas na segunda semana… tudo mudou. Ao ser nomeada diretamente pela Catarina Miranda, permitiu que o seu Ego viesse ao de cima — e declarou-lhe guerra. Mas não o fez de forma frontal: optou por uma estratégia dissimulada. Fala pelas costas. Lança cascas de banana. Vai tentando minar com subtileza. Perdeu o brilho. Deixou de ser a concorrente divertida e diferenciada para se tornar “mais uma” a jogar um jogo onde não se destaca. Mostrou um lado mais feio: o da mágoa, da manipulação e da vaidade disfarçada de humildade. Espero que consiga recuar a tempo. Quero voltar a ver a mulher lutadora, inspiradora, de quem todos poderíamos aprender”.

Viriato Quintela

Viriato Quintela

“Viriato entrou com o pé direito neste jogo. Tem um perfil assertivo, postura confiante e um comportamento consistente. Demonstra facilidade de análise e um raciocínio lógico rápido, o que, aliado à sua cultura geral, lhe dá um forte poder de argumentação. E educado, disponível para os outros e, em conjunto com a Manuela, tem-nos proporcionado momentos de puro entretenimento. Não tem medo de ninguém e vai a jogo com naturalidade. Não se esconde.”, começou por dizer a profiler.

“No entanto, a sua maior fragilidade está à vista: É explosivo. Reage rápido, por vezes demais — e isso pode custar-lhe caro neste formato. Apesar de ser inteligente, tem um lado algo ingénuo… Está a demonstrar sinais claros de interesse na Ana Catharina e a deixar-se levar pela manipulação desta concorrente. Esperemos que abra os olhos a tempo. Gostava que ficasse. Tem muito para dar ao programa e pode, se tiver uma equipa forte cá fora, transformar-se no maior opositor da Catarina Miranda. Vamos ver.”, acrescentou ainda Susana Areal.

Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho

“O Bruno de Carvalho é um concorrente muito completo, mas que ainda precisa de se soltar mais. Tem um perfil forte e não se deixa ficar em nenhuma situação. Com uma enorme experiência de vida, uma capacidade de argumentação muito acima da média e habituado a lidar com grandes desafios, o Bruno sabe perfeitamente como se movimentar dentro da casa.”, começou por dizer Susana Areal.

A profiler destacou ainda: “A sua maior dificuldade tem sido lidar com a falta de educação e maturidade de alguns concorrentes mais jovens – como aconteceu com a Inês Morais e agora com a Daniela Ventura. E isso é natural para alguém com o seu percurso e idade. Existe um atrito com o Afonso que, na minha opinião, só os prejudica a ambos. Em conjunto, poderiam criar dinâmicas muito mais interessantes e até divertidas.”

“O Bruno é um verdadeiro entertainer: Sabe fazer televisão, sabe gerar conteúdo, sabe adaptar-se a diferentes grupos. Mas falta-lhe ainda libertar-se, brincar mais, assumir mais espaço. Entrou apenas há uma semana e ainda está à procura do seu lugar nesta casa. Espero que fique esta semana – porque tem muito mais para dar.”, acrescentou ainda Susana Areal.

Ana Catharina

Ana Catharina

“A Ana Catharina é, sem margem para dúvidas, a concorrente com mais incongruências de todos os tempos. Aliás, convido-vos a ir ao meu feed e reverem a Live que fiz sobre ela em 2020 – já nessa altura se chamava: “As Incongruências da Ana Catharina”. E elas mantêm-se. É uma pessoa cheia de desequilíbrios, que recorre a chavões para tentar destacar-se no meio dos restantes – sem conhecimento profundo de causa e, muito menos, vivência real dos conceitos que apregoa.”, começou por dizer.

“Diz que é vegetariana… mas come carne fora da casa. Diz que defende as mulheres e que nunca votaria numa mulher (chegou mesmo a recusar-se a nomear em 2020), mas agora já nomeou a Catarina Miranda — e participou ativamente numa sessão de gozo a essa mesma concorrente, no quarto. Nesta edição, somou faltas de respeito ao público e à apresentadora: Levantou-se no meio de uma gala, em direto, para ir jantar (não foi num intervalo), adormeceu durante uma gala, levantou-se para fumar mesmo sabendo que estava em direto – ao contrário de outros concorrentes, não fez qualquer esforço para disfarçar.”, acrescentou ainda a profiler.

“E o cúmulo: Subiu com um pé para cima da mesa e, com o dedo em riste, ameaçou a Catarina porque ela estava a falar com sotaque brasileiro. Importa lembrar que a Catarina Miranda já usava esse sotaque na sua edição, cantava pela casa “estava com saudade”, e outras concorrentes já o fizeram com a Ana Catharina sem qualquer problema. A diferença? Não eram a Catarina Miranda. Para alguém que se apresenta como espiritualmente elevado e se intitula professora de Yoga, fica a frase: “A cara não joga com a careta”. Espero sinceramente que seja ela a sair.”, rematou Susana Areal.

Leia também:

To Top