Casa dos Segredos

Adriano Silva Martins critica Afonso Leitão: “Entrou de peito feito”

Afonso Leitão e Adriano Silva Martins

Adriano Silva Martins deixa algumas críticas à entrada intempestiva de Afonso Leitão no Desafio Final.

O Extra do Desafio Final desta segunda-feira, 27 de abril, contou com a presença dos comentadores Adriano Silva Martins, Isabel Figueira e Teresa Silva para analisar os primeiros momentos da edição. A conversa rapidamente se centrou nas polémicas que marcaram a estreia, particularmente a dinâmica de Afonso Leitão dentro da casa.

Adriano Silva Martins não poupou críticas ao ex-militar, apontando o dedo direto ao comportamento que teve desde a entrada, no entanto, o comentador entende que o desempenho de Afonso foi deliberado e estratégico, focado em criar confrontos desde o primeiro momento.

Adriano Silva Martins começou por descrever a entrada de Afonso e a estratégia com que entrou: “O Afonso foi das pessoas que entrou pior na casa, ontem entrou hiperventilado, a disparar para todo logo principalmente para a Sara e acho que não entrou com bom pé.

Mas a análise ganhou profundidade quando Adriano sugeriu que Afonso já tinha planeado a sua estratégia. “Mas a realidade é que ele já é sabichão nisto, ele estava à espera que alguém escoregasse em alguma coisa e a Diana Dora serviu-lhe isto em bandeja.“, revelou, indicando que Afonso aproveitou a oportunidade criada por Diana Dora para alimentar o drama.

Quando Diana Dora atacou o físico de Afonso, chamando-lhe gordo e insinuando injeções, Adriano Silva Martins interpretou isto como um presente perfeito para o ex-militar. “A Diana Dora ao meter-se com o físico do Afonso, e sabemos que as pessoas são cada vez mais sensíveis a este tema e a Diana Dora reparou automaticamente que tinha posto o pé na argola, realmente deu aquilo que o Afonso queria“, explicou o comentador.

O ponto fulcral da análise de Adriano Silva Martins foi a consciência estratégica de Afonso. O comentador acredita que Afonso entrou deliberadamente com uma atitude de provocação, e a descrição que Sara usou ganhou novo significado. “O Afonso é muito consciente, que ontem entrou, como disse a Sara – inchado. Mas inchado, não por estar mais cheio ou menos cheio, de peito feito, ele entrou de peito feito. Ele sabia perfeitamente que queria polemizar com a Sara, porque acha que o jogo dele pode combinar com o jogo dela. O que eu acho é que ele exagerou um bocado na dose.“, concluiu Adriano Silva Martins, sugerindo que Afonso calculou bem a estratégia mas perdeu o controlo na execução.

A análise de Adriano Silva Martins reforça uma leitura importante do comportamento de Afonso Leitão: não se trata apenas de um homem que entrou agressivo por impulso, mas de alguém que entrou com uma estratégia deliberada de criar drama, tendo calculado que poderia combinar o seu tipo de jogo com o de Sara. A questão que fica é se esse cálculo estratégico resultará ou se o “excesso de dose”, como Adriano Silva Martins descreveu, prejudicará Afonso no longo prazo.

Recorde-se que Afonso Leitão é um dos concorrentes em risco de expulsão esta noite, junto com Ariana Miranda, Diogo Afonso e Leandro Martins. Um deles vai abandonar a casa mais vigiada do país esta noite.

Leia também:

To Top