Famosos

A polémica entre Marco Paulo e Ana Marques: “Os tradicionais estereótipos de “homem que manda” e “mulher que se cala”

Ana Marques e Marco Paulo

No passado sábado, 12 de junho, foi para o ar mais um “Alô Marco Paulo”, conduzido por Ana Marques e por Marco Paulo. A missão ficou marcada por um momento bastante constrangedor para Ana Marques.

Durante a emissão Marco Paulo mandou calar Ana Marques em direto e ainda deixou bem claro que o programa é seu, “Oh Ana, podes-te calar um bocadinho?” atirou o cantor.

Leia também:

Mais à frente, Marco Paulo deixou bem claro à apresentadora que o programa é seu não dela: “Tenho que falar, o programa é meu, não é teu“. A apresentadora reagiu de imediato: “É teu, não há dúvida nenhuma…“.

Em declarações à TV Mais, a apresentadora desvalorizou o momento “tudo aconteceu com uma cumplicidade absoluta, num tom de ironia” que acrescentou, que tudo não passou de uma brincadeira: “Foi tudo uma brincadeira e jamais ficou mau ambiente”.

A polémica foi analisada por Rute Agulhas, psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, no site  Delas, : “As figuras públicas têm uma responsabilidade acrescida, por serem também modelos que muitos seguem e idealizam. Por esse motivo, devem ter especial cuidado na forma como se expressam e nas mensagens que transmitem, ainda que estas sejam transmitidas de uma forma não intencional”.

Ao serem comentários por parte de um homem para uma mulher podem ainda, naturalmente, reforçar os tradicionais estereótipos de ‘homem que manda’ e ‘mulher que se cala’“, afirmou a psicóloga, que acrescentou ainda “seria importante que o Marco Paulo pudesse abordar este assunto de forma a clarificar e desmontar ideias estereotipadas associadas aos papéis de género“.

Veja ou reveja o momento em que Marco Paulo mandou calar Ana Marques:

To Top