‘Ataques’ a Diogo Alexandre geram múltiplas queixas na ERC, APAV e até petições públicas.
Diogo Alexandre é sem dúvida um dos grandes protagonistas do Secret Story. Desde os primeiros dias do formato que o concorrente tem sido alvo de várias críticas e acusações por parte dos colegas. Cá fora, gerou-se uma onda de indignação pela forma como Diogo Alexandre tem sido ‘atacado’ pela maioria dos concorrentes.
Os familiares e amigos do concorrente já se manifestaram e mostram-se preocupados com a sua saúde mental e ainda apontaram o dedo à TVI.
“Tanto a família como os amigos temos procurado, junto da TVI, ter aqui algum feedback para perceber se está a ser feita alguma coisa para minimizar os danos na pessoa, porque está ali uma pessoa e tem que ser de alguma forma protegida e não sofrer toda esta agressão“, disse uma amiga do concorrente à TV7 Dias. “Por aquilo que vou vendo acho que é um pouco fomentado, são precisas audiências e, às vezes, são alimentadas determinadas atitudes e comportamentos que de todo o vão ajudar. Acho que ainda alimentam mais e empolgam mais toda esta situação e não fazem chegar a eles que há limites que estão a ser ultrapassados“, acrescentou ainda uma amiga do concorrente.
A revista TV7 Dias avançou ainda que os fãs do concorrente também estão indignados e já foram apresentadas queixas à ERC [entidade reguladora da comunicação] e à APAV, assim como, foram feitas petições públicas a defender Diogo Alexandre dos ‘ataques’ que tem sofrido no programa da TVI.
A revista teve acesso a uma das queixas à ERC onde se queixavam da postura da TVI “15 concorrentes a fazerem bullying a um só concorrente, o Diogo Alexandre, sem este nada ter feito para que tal aconteça”. Na queixa apresentada, pode ler-se ainda que este é “um crime público que precisa de ser denuncia-do, visto que a TVI e a apresentadora Cristina Ferreira ainda incentivarem em direto estes comportamentos sem sancionarem os agressores”.
O caso também foi apresentado à APAV e foi ainda feita uma petição pública para o “Fim de atos de bullying e de violência psicológica no programa Casa dos Segredos“, que conta no momento desta publicação com 227 assinaturas.
“Nos últimos dias, temos assistido a várias cenas de bullying sofridas pelo concorrente Diogo Alexandre na Casa dos Segredos, programa transmitido no canal TVI. A petição foi criada para chamar a atenção da produção do programa relativamente às evidentes situações de violência psicológica que Diogo enfrenta diariamente. Vários concorrentes têm agido sistematicamente de forma agressiva, e até agora a produção não tomou nenhuma atitude. Esses atos de bullying são visíveis e estão a ser transmitidos em estação pública. Por exemplo, no Big Brother Vip Espanha, em 2015, dois concorrentes foram expulsos por comentários homofóbicos dirigidos a outro participante. A produção desse programa não ignorou a situação, repreendendo os concorrentes em direto e para todo o país. Estamos preocupados com o bem-estar psicológico de Diogo Alexandre e não podemos ficar indiferentes a esta situação nos dias de hoje. A violência psicológica é tão grave quanto qualquer outra forma de violência, e não devemos ignorar casos como este”, podia ler-se na petição pública.
Ora veja:
Leia também:
- Sondagem Casa dos Segredos – Secret Story: Quem quer salvar?
- Casa dos Segredos: Conheça todos os segredos
- Amigos de Diogo Alexandre estão preocupados com a sua saúde mental e ‘apontam o dedo’ à TVI