BB2020

Passado traumático da família de Iury

A mãe de Iury, esteve recentemente no programa “A tarde é sua” de Fátima Lopes. Se bem se recordam, defendeu a filha, e afirma que ela não é só concursos de beleza, não é nenhuma fútil.

Para além disso, Soledade Messody, conta um pouco da sua história e das suas origens a Fátima Lopes.

Soledade diz ser bisneta de um madeirense e de uma holandesa, que se conheceram em Angola, e foi lá que a mãe da concorrente viveu parte da sua infância, que confessa ter sido uma infância feliz, até que um episódio com uma das suas irmãs, implicou a sua vinda para Portugal.

«Um dia, o presidente do MPLA vinha num carro e disse para a minha irmã: ‘Um dia vais ser minha’. A minha irmã chegou a casa a chorar e, então, o meu pai optou por virmos para Portugal. Tivemos conhecimento de que havia 4 mil carros que vinham de Angola para África do Sul e de África do Sul apanhavam um barco para Portugal. O meu pai resolveu virmos e deixámos tudo lá», explica a mãe da concorrente a Fátima Lopes.

Confessa que a vinda para Portugal foi bastante atribulada, «Fomos atacados no caminho. Não foi fácil», confessa Soledade, que tinha apenas 12 anos na altura, a sua vinda para Portugal ocorreu durante o conflito de Independência de Angola, e demoraram cerca de «três meses» a chegar a Portugal.

«Estivemos num campo militar e ouvimos muitos tiros, bastantes tiroteios. Lembro-me de os tropas nos dizerem para nos baixarmos. Houve mortes… Lembro-me perfeitamente disso. Quando chegámos a Portugal, vinha tão traumatizada que muitas vezes ouvia foguetes e pensava que eram balas.» conta Soledade.

A partilha da mãe de Iury não se ficou por aqui, e conta ainda a Fátima Lopes «Houve uma prima minha que teve um bebé, que morreu num campo de concentração e foi enterrado numa caixa de sapatos».

Visivelmente emocionada a mãe da concorrente conta que, o seu pai trouxe com ele 27 pessoas ao seu cuidado: «Ele não quis deixar ninguém para trás e trouxe a família toda e amigos da família também», referiu, em lágrimas. Soledade de lágrimas nos olhos conta que sempre considerou o pai um herói e que lamenta a sua perda (o pai de Soledade, faleceu há dois anos).

Já em Portugal, Soledade apaixonou-se por um emigrante do Luxemburgo, o pai de Iury, e mais tarde decidiram emigrar para os Estados Unidos, onde nasceu Iury. Confessa que foi o maior erro que cometeu, «Foi a pior asneira. Não gostei dos Estados Unidos. […] Estive lá dez anos. A nossa zona era uma zona muito perigosa. De vez em quando havia assaltos…. Mataram uma vizinha à nossa frente. Comecei a pensar que tinha uma filha e optei por vender o restaurante e vir para Portugal», recordou a mãe da concorrente.

To Top