António Costa, anunciou esta quinta-feira, 15 de abril, as novas medidas para a terceira fase do plano de desconfinamento em Portugal.
“Neste momento, encontramo-nos já num quadrante amarelo – embora ainda muito próximo do verde – e, portanto, consideramos, tal como têm considerado os especialistas, que estamos em condições de dar o próximo passo e na na generalidade do território nacional podermos a partir da próxima segunda-feira entrar na próxima fase do desconfinamento” anunciou António Costa.
Contudo, nem todo o território nacional avança com as medidas de desconfinamento. Por estarem acima dos 120 casos por 100 mil habitantes à 14 dias os seguintes conselhos não avançam para a terceira fase de desconfinamento: Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.
Existem ainda conselho que vão estar sob as regras da primeira fase de desafinamento por estarem acima de 240 casos por 100 mil habitantes, são eles: Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior.
Na generalidade do território português, para a terceira fase de desconfinamento vão reabrir:
- Ensino secundário e superior;
- Cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos;
- Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação;
- Todas as lojas e centros comerciais;
- Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 4 pessoas ou 6 em esplanadas) até às 22:00 ou 13:00 aos fins de semana e feriados;
- Modalidades desportivas de médio risco;
- Atividade física ao ar livre até seis pessoas;
- Eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 m2);
- Casamentos e batizados com 25% de lotação.
Pode ver aqui a conferência de imprensa: