Depois das atitudes, sexistas e homofóbicas do concorrente de Santa Maria da Feira, Cláudio Ramos é chamado a intervir e confronta o concorrente com as imagens de Hélder em diversas ocasiões a ter atitudes menos correctas.
Uma das imagens exibidas foi a que o concorrente diz que prefere ser mulherengo do que… e aponta para Edmar.
Ao ver as imagens Hélder tenta justificar-se , que foi uma brincadeira, uma expressão que se diz, que não por maldade “Se há pessoas, que eu adoro conversar é com esse tipo de pessoas, não tenho nada contra eles”, referindo-se aos homossexuais.
Cláudio corrige o concorrente, “não se refira “a esse tipo de pessoas” por favor, são pessoas, porque eu sou uma pessoa, (…)e parece que de alguma forma não o quer dizer e parece um comportamento homofóbico perante o colega Edmar”.
Chame as coisas pelos nomes, diz Cláudio “é homossexual , eu sou homossexual e a minha filha não tem vergonha nenhuma em dizer qual é a orientação sexual do pai”.
Hélder justifica-se que não diz porque não quer magoar, e que não o fez por mal.
“Quando diz aquilo daquela maneira é ofensivo, as conversas são vistas por toda a gente e não foram bem vistas pelas pessoas lá fora. ” afirma Cláudio ao concorrente.
Hélder fica abalado, e chora no confessionário. Diz que é a sua maneira de ser, foi uma brincadeira, uma expressão que muitos dizem, que não foi por mal. Abalado, pede desculpa aos portugueses, “eu não sou racista e respeito todo o tipo de pessoas”.
Na sala todos os colegas assistiram à conversa de Hélder com Cláudio e estavam em choque.
O Big Brother fala directamente com o Hélder, e diz “as atitudes, sexistas, homofóbicas, racistas, xenofóbicas não são admitidas na casa” ; “Portugal acordou revoltado com o seu comentário”. E anuncia ao concorrente que a decisão, se Hélder fica na casa ou não é dos portugueses, as votações estão abertas desde este momento e no próximo domingo anunciarão a decisão dos portugueses.
Big Brother pergunta a Edmar, como se sentiu a ver estas imagens, o concorrente de Londres diz não ter levado a mal o colega, porque ele trata-o muito bem e vai abraçar Hélder e juntos choram, pondo todos os colegas em lágrimas.
Soraia e Iury também foram questionadas, de como se sentiram quando o concorrente teve aquela conversa com elas, e ambas dizem que perceberam que ele estava a brincar e que tentaram travar a conversa.
Quanto Jéssica, que também foram passada imagens dela no confessionário com Hélder, em que ele teve um comportamento sexista “tirando as medidas à colega”, diz que ele é mesmo assim, e que não levou a mal a atitude do colega.
A decisão está nas mãos dos portugueses, será Hélder expulso por decisão dos portugueses?
Veja o vídeo.