Revelados os segredos mais bem escondidos dos bastidores da Casa dos Segredos: Cachets, cláusulas dos contratos, quem entra na casa mais vigiada do país, com quem falam, o que se passa aos domingos antes das galas…
A TV7 Dias que foi esta quinta-feira, 30 de outubro para as bancas, revelou os segredos mais bem escondidos dos bastidores do Secret Story. A revista conta várias curiosidades, desde quem fala com os concorrentes, às cláusulas dos contratos dos concorrentes.
Com quem falam no confessionário? É sempre com a VOZ?
Segundo uma fonte da revista, a VOZ tem horário de trabalho, como qualquer pessoa normal e não está na casa 24 sobre 24 horas, no entanto, os concorrentes falam no confessionário com outros membros da produção e há frases gravadas que são passadas para a casa, sempre que necessário.
“Ele tem horários, como todos os elementos da produção, claro que os dele são diferentes e há horas que ele tem mesmo de estar. É claro que os concorrentes não falam só com a Voz, não é a ele que aos sábados os concorrentes vão fazer os pedidos de roupa às famílias, tabaco ou outras coisas. Ele tem mais que fazer do que isso. São outras pessoas da produção que fazem isso através do confessionário”, começou por contar.
“E como se fosse a Voz, mas são outras pessoas. A única altura em que de facto os concorrentes estão fisicamente com alguém da produção é ao domingo antes da gala para colocarem os microfones. São chamados dois a dois e há sempre um homem e uma mulher no confessionário à espera para colocarem os microfones. Mas não há qualquer conversa. São feitos os testes, é-lhes perguntado se estão a ouvir e essas coisas e vão-se embora. Não há conversas nenhumas. Cumprimentam-se, ‘olá, queres na orelha esquerda ou na direita’ e por norma são sempre as mesmas pessoas”, esclareceu ainda a fonte da TVI à revista.
“É percetível quando se ouve a Voz gravada. Por exemplo ‘tenham atenção às conversas impróprias’ ou ‘pessoa x coloque o microfone’, são frases que estão gravadas.”, esclareceu ainda.
Os concorrentes têm acesso a mensagens do exterior?
Segundo a fonte da revista, os concorrentes não têm acesso a quais queres mensagens do exterior, a não ser em casos graves, de morte ou doença grave de um familiar. No entanto, as roupas que chegam podem ser uma dica para os concorrentes.
“Não são passadas mensagens do exterior para o interior da casa. Mas há formas de perceber algumas coisas. O que acontece é que alguns concorrentes começam a receber patrocínios e isso faz com que eles percebam que estão a ser importantes e gostados. Isso pode mexer com o jogo, claro, porque os próprios percebem que estão a ser bem vistos cá fora. Os colegas também percebem isso”, explicou a fonte do canal.
“As únicas informações que podem ser passadas do exterior é em caso de morte ou doença. Esse é um assunto que é logo falado no terceiro casting e são dados os contactos de emergência. Basicamente a morte de um familiar, mãe, pai, filhos ou assim, morte ou doença grave.”, contou ainda a mesma fonte.
Cláusulas do contrato, salário…
Os concorrentes recebem cerca de 200€ semanais, que são sujeitos ainda a impostos, após a saída do concorrente e este passar o recibo verde à produção, o valor é pago no 15º dia do mês seguinte.
Se participarem no Extra ou no Diário do reality show recebem 120€ por participação. As presenças nas galas após serem expulsos não eram pagas, mas devido a falta de presença dos ex-concorrentes a TVI decidiu abrir os cordões à bolsa e pagar a deslocação: “Não pagavam nada, nem despesas de transporte. Por isso é que era raro haver qualquer ex-concorrente sentado na bancada. Eles são maioritariamente de longe ou do Norte ou do Algarve, e as despesas da viagem são avultadas. Depois houve uma oferta de 10 euros, mas entretanto esse valor foi atualizado e a produção paga 60 euros se a pessoa se deslocar de carro próprio e 20 euros se usar transporte público, e sempre mediante a apresentação de fatura.”
Os concorrentes após saírem se quiserem ir a um canal concorrente da TVI têm que pedir autorização à produção.
O que se passa ao domingo antes da gala?
“É o dia da preparação da gala. As câmaras estão sempre a gravar. Os concorrentes são fechados nos quartos e ficam apenas com acesso ao cor-redor, casa de banho e confessionário. Tudo porque a produção entra na casa, estão na sala a fazer os ensaios e no jardim. Estão em ensaios e assim. Os concorrentes não têm acesso aos elementos da produção, mas conseguem espreitar por uma frecha na porta. No entanto, não há qualquer contacto com ninguém, apenas visual”, contou a fonte ligada ao programa.
O ambiente fica pesado antes das galas, pois os concorrentes ficam privados de fumar e até de comer:
“Passam muito tempo na casa de banho a maquilharem-se e a pentearem-se e depois ficam nos quartos. São muitas horas fechados na zona dos quartos. As longas horas de espera levam a alguma tensão e stress entre os concorrentes, desde logo porque estão privados de ir fumar ou comer, as portas estão fechadas.”
Exames médicos e medidas tomadas antes dos concorrentes entrarem
Segundo a fonte do programa, todos os concorrentes são submetidos a uma série de exames antes de entrar no programa: “São abrigados a fazer todo o tipo de exames médicos, análises, doenças infetocontagiosas, sexualmente transmissíveis, para saber se estão aptos. É uma grande responsabilidade ter concorrentes fechados numa casa e têm de ter a certeza de que estão bem de saúde”.
Antes da estreia, os concorrentes são colocados em hotéis e acompanhados por um membro da produção: “Uns de manhã, outros à hora de almoço e outros à tarde e ficam distribuídos por mais do que um hotel, de três estrelas. Alguns têm televisão, outros não. São aconselhados a não colocarem nada nas redes sociais, principalmente algo que dê a entender que serão concorrentes.”
Leia também:




















