Big Brother

Tiago Rufino reage às críticas após comentar entrada de Bruno Savate no Big Brother

Tiago Rufino

Tiago Rufino foi ‘inundado’ de críticas após reagir à entrada de Savate no Big Brother e acabou por ser ‘obrigado’ a fazer um esclarecimento.

A entrada de Bruno Savate e Renata Reis no Big Brother 2025, durante a gala deste domingo, 11 de maio, agitou não só a casa mais vigiada do país, como também as redes sociais. Os dois ex-concorrentes regressaram ao jogo como capitães das equipas de Nuno e Luís, respetivamente.

Tiago Rufino, ex-concorrente da ‘Casa dos Segredos’, reagiu à entrada de Savate com algumas farpas dirigidas à produção do programa — e acabou por ser alvo de duras críticas. Perante a onda de comentários negativos, Tiago decidiu responder à letra e esclarecer a sua posição.

“Pessoal, vamos lá esclarecer uma coisa. Tenho a minha opinião, tão válida como qualquer outra. Não estou a “cuspir no prato onde comi” – longe disso. Sou verdadeiramente grato por já ter participado três vezes e por ter sido convidado tantas outras. O que partilho é apenas o meu gosto pessoal.”, começou por esclarecer Tiago Rufino.

O ex-concorrente da ‘Casa dos Segredos’, esclareceu de seguida: “Gostava mais dos reality shows de antigamente: sem tantas informações externas, sem intervenções constantes, sem entradas de novos participantes ou convidados a meio do jogo. Sei que os tempos mudam e tudo evolui, mas, para mim, esta evolução, com interferências e atualizações constantes, não é positiva. Basta reparar: nos últimos anos, quase não houve um único programa sem jogadores a entrarem a meio ou sem comentadores a influenciarem o rumo do jogo. No fundo, não percebo nada de produção nem de programação – falo apenas enquanto espectador, com base naquilo que gosto de ver.”

“Será que o programa não está a corresponder às expectativas? Talvez não. Mas, sinceramente, não creio que seja por falta de conteúdo. A questão é: será esse conteúdo natural e orgânico? Pelo pouco que tenho visto, não me parece. E por que razão isso acontece? Na minha opinião, é o resultado de haver demasiados programas seguidos. O público não tem tempo para esquecer os concorrentes anteriores – incluindo os próprios dos novos concorrentes.”, questionou Tiago Rufino.

“Isto faz com que muitos jogadores pareçam espelhos, com comportamentos demasiado semelhantes aos de ex-concorrentes. A consequência? O público sente que está a ver “cópias baratas, o que retira autenticidade e torna tudo menos cativante. Antigamente, havia um programa por ano. Isso permitia ao público sentir saudades, criar expectativas. Hoje em dia, parece uma autêntica fábrica de concorrentes – surgem às dezenas, quase em série. O público já nem tem tempo para se apaixonar por um concorrente, e os próprios concorrentes mal têm tempo para aproveitar o pós-programa antes de serem “esquecidos” pelo ciclo seguinte.”, acrescentou ainda Tiago Rufino.

“Nunca fui daqueles que tem vergonha de dizer que participou. Nunca me afastei, nem tenho qualquer problema em comentar, pontualmente, sobre o programa. Também não me incomoda estar, muitas vezes, associado aos reality shows. Tenho muitas coisas boas na minha vida graças a esse programa – porque soube usar a cabeça e os meus dois bracinhos para trabalhar. Como já disse: isto não é cuspir no prato onde comi, nem criticar de forma pejorativa. É apenas a minha opinião, o meu gosto pessoal.”, salientou ainda o ex-concorrente do Big Brother.

Tenho todo o interesse – e fico verdadeiramente feliz – quando vejo o sucesso do programa, seja para o bem dos concorrentes, seja para o bem de todos os que trabalham nele diariamente. Há muito público que adora assistir, que vive intensamente estes formatos. Mas, para que continue a haver paixão, é preciso também haver saudade. Acho que o meu ponto ficou claro.“, rematou Tiago Rufino.

Ora veja:

Leia também:

To Top