O gestor da conta da concorrente Jacques emitiu um esclarecimento e deixou alguns apelos.
Jacques Costa é a primeira concorrente não binária a entrar num reality show em Portugal. Jacques deixou clara a sua preferência a Cláudio Ramos, que prefere ser tratada por ‘ela’.
A concorrente está a dar que falar nas redes sociais e a escolha do pronome pelo qual prefere ser tratada também levantou algumas dúvidas.
O gestor da conta da concorrente emitiu um esclarecimento esta tarde, 25 de março, onde esclareceu as escolhas de Jacques e deixou alguns apelos.
“Como sabem, a nossa amiga Jacques entrou no Big Brother como a primeira pessoa não binária do programa. São muitas as mensagens de apoio e carinho que temos recebido, e por isso estamos imensamente gratos. No entanto, temos notado que têm vindo a surgir algumas questões sobre a escolha da Jacques em utilizar pronomes femininos. Gostaríamos de aproveitar este momento para explicar o que isto significa e por que é tão importante respeitar esta escolha.”, podia ler-se no início da publicação.
“O que significa ser uma pessoa não binária? Ser não binário é uma identidade de género que não se enquadra exclusivamente nos conceitos tradicionais de masculino ou feminino. Pessoas não binárias podem identificar-se como ambos os géneros, nenhum deles, ou como algo completamente diferente. É uma expressão única de quem são e merece ser reconhecida e respeitada como qualquer outra identidade de género.”, esclareceu.
Sobre a escolha dos pronomes, o gestor da conta, esclareceu ainda: “Por que são importantes os pronomes? Os pronomes são uma parte fundamental da identidade de uma pessoa. São a forma como nos referimos aos outros e demonstramos respeito pela sua identidade. Utilizar os pronomes corretos é uma maneira simples, mas poderosa, de reconhecer e validar a identidade de género de alguém. Quais são os pronomes de uma pessoa não binária? Pessoas não binárias podem escolher uma variedade de pronomes, incluindo “ela”, “ele” ou formas neutras como “elu”. No entanto, a língua portuguesa enfrenta desafios na comunicação não binária.”
“Como podemos apoiar a Jacques? É simples: respeitar os pronomes escolhidos pela Jacques (ela/dela). Isto significa utilizar os pronomes que ela prefere, como ela, e evitar o uso de pronomes que não correspondam à sua identidade de género. Para além disso, devemos educar-nos sobre diversas identidades de género e promover um ambiente de respeito e inclusão.”, apelou o gestor da conta da Jacques.
“Agradecemos a todos pelo apoio que têm dado à Jacques. Vamos continuar a celebrar a sua autenticidade e a enviar amor e positividade durante a sua jornada no Big Brother.“, rematou.
Ora veja: