Gesto de Ossman está a dar que falar nas redes sociais e já se apela pela expulsão do concorrente.
Em conversa com Paulo e Zé Pedro, fez um gesto que está a indignar alguns cibernautas. A Especialista em Comportamento Humano, Susana Areal, reagiu e recorreu às redes sociais para condenar o gesto do concorrente do Big Brother e apela pela expulsão do concorrente, à semelhança do que aconteceu a Hélder Teixeira.
“Existem Reality Shows ha 20 anos, os concorrentes sabem a projeção que tem, o número de pessoas a que chegam e qual o target de público. Existem milhares de adolescentes a assistir a este programa. Adolescentes são esponjas na busca de como afirmarem o seu eu, conquistarem o seu espaço. Temos visto quase todos os dias vídeos de adolescentes a partirem para uma violência quase tribal, primitiva, assustadora pois pode acabar na morte dos colegas…”, começou por dizer Susana Areal.
A Especialista em Comportamento Humano explicou de seguida o gesto de Ossman que a deixou indignada: “E o que vemos o Ossman fazer?? Um gesto completamente ameaçador, intimidatório, violento, assustador! Simular que estava a percorrer as pessoas até escolher a vítima, depois apontar ao estilo “és tu!” E por fim fazer um gesto representando que lhe ia cortar o pescoço. Fiquei horrorizada a pensar no exemplo que acabou de dar ao meu filho que tem 14 anos e aos filhos de tantos que assistem!”
“Recordo que por brincar com um gesto Nazi, o Hélder foi expulso. Big Brother, Endemol, Cristina Ferreira, vão deixar passar em claro ou assumir a responsabilidade que se exige num programa desta dimensão?“, recordou Susana Areal.
De seguida a Especialista em Comportamento Humano, fez um esclarecimento, deixando claro que a sua indignação nada tem a ver com a escolha religiosa do concorrente, mas com o gesto em si, ” Antes que surja qualquer tipo de mal entendido, quero deixar bem claro que: o facto de o Ossman ter feito o gesto agressivo e assustador que fez, nada tem a ver com a sua religião ou Comunidade Muçulmana.“
“O Zé Pedro estava ao lado a apoiar a 100%, a a rir, a instigar e não é Muçulmano. Nada de confundirem as coisas! Respeito todas as religiões como quero que respeitem a minha. O Ossman teve um gesto terrível em televisão, mas isto não representa a sua comunidade, assim como se tivesse sido qualquer outro concorrente a fazê-lo também não representaria a sua comunidade.”, acrescentou Susana Areal.
Mais tarde a Especialista em Comportamento Humano deixou um recado a Cristina Ferreira: ” Eu sei que a @dailycristina está em Itália mas, felizmente tem meios para poder la voltar para a semana ou daqui a duas semanas. Face ao plano de mudança de imagem que está a levar a cabo e que já elogiei várias vezes (com pequenas falhas como na escolha para a gala e terça feira, mas isso agora não interessa nada!), permitam-me sugerir o que eu sugeriria a um cliente meu, perante a gravidade da situação que aconteceu ontem, preconizada pelo Ossman: gesto intimidatorio de escolha do alvo, apontar e simular uma decapitação): Apanhar o primeiro voo de regresso a Portugal e fazer um Diário ou um Extra Especial com o BIG a expulsar o Ossman da sua casa e a Cristina Ferreira a liderar explicando a toda a população que qualquer tipo de apelo à violência não é aceite.”
“Lembrar a todos os concorrentes que estão a ser vistos por jovens adolescentes e que muitos os seguem e os transformam em “ídolos” ou “modelos” a seguir, que a sua responsabilidade é enorme e não espera menos do que está consciência dos seus concorrentes a toda a hora! Mencionar a violência crescente que se tem assistido nas escolas e que jamais a TVI fecharia os olhos a atitudes que pudessem contribuir para essa situação.“, acrescentou ainda.
“Também podem escolher encobrir e manter os dias de descanso, mas é incoerente com a expulsão do Hélder noutra edição quando era claro que aquele concorrente não tinha a mínima noção do que estava a fazer. A “nova Cristina” é uma verdadeira Líder, consciente, e que pensa no todo, na sociedade, para além do seu eu, da sua diversão. Ora, é isso que se espera de um Líder forte e assertivo: que actue e actue rápido, de imediato mal uma crise acontece, que não se limite a esperar pela próxima reunião (neste caso Gala de Domingo) para ter tempo de pensar e reflectir. Isso fazem os médias, não os Líderes de Excelência!”, rematou Susana Areal.
Veja o vídeo e a galeria a baixo: