Famosos

Nuno Markl expõe lista de proibições Talibãs para as mulheres: “Eu sabia que era terrível…”

Nuno Markl

Depois 20 anos, os talibã regressaram ao poder de Cabul. Nuno Markl mostrou-se sensibilizado com a situação que se vive atualmente no Afeganistão e recorreu às redes sociais esta terça-feira, 17 de agosto, para expor a lista de proibições talibãs a que as mulheres estão sujeitas.

O humorista mostrou-se escandalizado, e confessa que sabia que era terrível só não sabia que era tanto.

Achei útil traduzir para português a lista de proibições talibãs relativas às mulheres, uma recolha da Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão e da ABC Internacional. Talvez muitos de vós não tenham a noção do quanto isto representa de total e completa obliteração da identidade e, praticamente, da própria existência das mulheres. Basicamente, deixam-nas respirar – e talvez baixinho, porque elas não podem ser ouvidas de maneira alguma. Eu sabia que era terrível, mas acho que não tinha a ideia total do quão terrível é” escreveu Nuno Markl na legenda.

Algumas das proibições enumeradas por Nuno Markl, prendiam-se à obrigação da mulher andar com o corpo completamente tapado, arriscando-se a ser punida com açoites se desobedecesse, assim como, a proibição de circular sozinha sem a presença de um homem da família (pai, irmão ou marido).

Ora veja:

To Top