Famosos

Google homenageia Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher a votar

Google Doodle

Google Doodle desta sexta-feira, 28 de maio, é uma homenagem à médica e ativista portuguesa Carolina Beatriz Ângelo, que dedicou parte da sua vida à luta pela igualdade de tratamento entre mulheres e crianças.

Foi precisamente a 28 de maio de 1911, que Carolina Beatriz Ângelo encontrou uma lacuna na lei portuguesa que lhe permitiu votar nas eleições do ano para a Assembleia Constituinte, tornando-se assim a primeira eleitora feminina da história de Portugal.

Carolina Beatriz Ângelo nasceu na Guarda, Portugal, a 6 de abril de 1878, fez o doutoramento com especialização em ginecologia na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Tornou-se a primeira mulher a realizar uma cirurgia no Hospital São José de Lisboa, quebrando as barreiras de género.

A portuguesa Fatinha Ramos, que reside na Bélgica, foi a autora do Doodle de Carolina Beatriz Ângelo, “Espero que a sua história e a minha ilustração possam servir de inspiração a um maior respeito e inspirar outras pessoas a dar voz àqueles que precisam de ser ouvidos”.

Google Doodle de 28/05/21: Ilustração de Carolina Beatriz Ângelo realizada por Fatinha Ramos

A ilustradora confessou que ficou “imediatamente entusiasmada” quando lhe foi pedido para retratar a médica e activista portuguesa. “O tema é essencial para mim. Tenho de acreditar, sentir e ser tocada por ele, de modo a criar impacto com a minha imagem. Ilustrar com uma causa, acreditando no tema, é muito importante para mim. E foi este o caso” disse Fatinha Ramos.

“Espero que, olhando para a História, as pessoas vejam o valor do que outras pessoas tiveram de sofrer e lutar para nos abrirem portas. O acto de votar hoje é desvalorizado em tantos países e, na verdade, é um direito básico” acrescentou a ilustradora.

“Espero que a sua história e a minha ilustração possam servir de inspiração a um maior respeito e inspirar outras pessoas a dar voz àqueles que precisam de ser ouvidos” rematou Fatinha Ramos.

To Top