1ª Companhia

Revista à caserna corre mal e recrutas são repreendidos: “Aquilo está num estado calamitoso”

Comandate Moutinho e concorrentes da 1ª Companhia

O Comandante Moutinho decidiu ir mais fundo numa inspeção à caserna e o que encontrou não lhe agradou, deixando os recrutas da 1ª Companhia em maus lençóis.

O Comandante Moutinho surpreendeu os recrutas da 1ª Companhia com uma inspeção mais rigorosa do que o habitual, que revelou um estado de desorganização que não passou despercebido à chefia. Ao contrário das revistas anteriores, desta vez o comando decidiu ir mais fundo na verificação da caserna e das casas de banho, deparando-se com um cenário que não agradou aos militares.

Sem papas na língua, Moutinho não poupou nas palavras ao descrever o que encontrou: “Vocês fazem-me lembrar aquelas empregadas domésticas que varrem para debaixo do tapete. O patrão chega, está tudo muito bonito, muito limpo. Começam a mover os móveis, a levantar os tapetes. Está tudo uma vergonha”.

As infrações detetadas foram variadas: fardas misturadas, roupa suja fora dos sacos, botas cheias de lama e produtos de higiene abertos e expostos. O Recruta da Semana tentou justificar o estado da caserna com o relaxamento após o treino físico, mas a explicação não convenceu o Comandante, que classificou a situação como inadmissível: “Aquilo não é arrumado, aquilo está num estado calamitoso. As minhas revistas têm sido superficiais. No primeiro dia que vou fazer uma revista em mais profundidade, deparo com uma companhia caótica. Não é mal, é caótica”.

A ordem foi imediata: limpeza geral antes da formatura das duas e meia da tarde. Moutinho foi claro nas instruções, exigindo que os materiais de ex-concorrentes fossem separados e que a organização individual fosse reposta: “Até a formatura das 14h30 tem que estar tudo perfeito. (…) As vossas fardas têm que estar arrumadas por fardas nas vossas caixas (…) As roupas individuais arrumadas por roupas (…) não há razão para haver ali botas e ténis cheios de lama. Quero tudo limpo e arrumado, tudo”.

Pode ver o momento aqui.

Leia também:

To Top