Vera ergue a voz contra a homofobia e preconceito e deixa um poderoso apelo à coragem de existir.
Vera “Saramaga”, ex-concorrente do Secret Story 9, recorreu ao Instagram para partilhar um poderoso manifesto contra a homofobia e todas as formas de discriminação. Numa reflexão intensa e emotiva, Vera condena o ódio mascarado de opinião e apela à empatia, ao respeito e à coragem de existir sem medo. O texto, está a ser amplamente elogiado pelos seguidores e rapidamente se tornou viral.
“A nossa força não nasce do silêncio, nasce da coragem de existir. Todos os dias, milhares de pessoas enfrentam insultos, olhares tortos, piadas cruéis e julgamentos baratos, tudo porque ousam ser quem são. Porque se vestem como sentem, porque vivem com autenticidade, porque amam sem pedir permissão. Mas aqui vai uma verdade que precisa ecoar: Quem insiste em atacar a nossa existência revela apenas a própria fraqueza !!”, começou por dizer Vera.
Vera salientou de seguida: “A nossa forma de vestir não é uma provocação, a nossa beleza natural não é um convite para o ódio, a orientação sexual não é um erro é uma expressão legítima da vida. E para cada pessoa que tenta diminuir, ferir ou ridicularizar, existe uma comunidade inteira pronta para erguer quem cai, abraçar quem sofre e lembrar que ninguém está sozinho. A força que temos e que damos uns aos outros não é feita de gritos, mas de resistência. É feita de cada passo que damos com a cabeça erguida. É feita de cada momento em que escolhemos continuar a ser nós mesmos, apesar da ignorância de alguns.”
A ex-concorrente deixou de seguida uma importante reflexão sobre a homofobia e deixa um grito de revolta dizendo um BASTA à discriminação: “A homofobia não é opinião É violência !! E precisa ser denunciada, exposta, combatida. É preciso olhar para isso com seriedade, porque vidas estão sendo esmagadas em silêncio, porque palavras ferem, porque muitos ainda têm medo de existir. Este texto é um grito: Basta. Basta de humilhação disfarçada de brincadeira. Basta de ódio mascarado de moralidade. Basta de fingir que não dói.”
Vera rematou com uma mensagem a todos os que sofrem de discriminação e represálias, pela forma como se vestem e/ou pela sua orientação sexual: “Às pessoas que sofrem com isso: Vocês são fortes. Vocês valem. Vocês merecem respeito. O mundo precisa aprender, de uma vez por todas, que ninguém tem o direito de diminuir a luz que cada um carrega dentro de si. Existir já é um ato de coragem e vocês são imensos. Que este seja o lembrete e a bandeira: Nós não vamos nos calar. Nós não vamos desaparecer. Nós vamos continuar sendo exatamente quem somos e isso é a nossa maior vitória.”
Leia também:
- Casa dos Segredos 9: Conheça todos os segredos
- Sondagem Casa dos Segredos 9: Quem quer salvar?
- Primeiros resultados da sondagem apontam favorito à salvação desta semana do Secret Story























