O Big Brother propôs uma actividade aos concorrentes, que mais uma vez acabou com Teresa irritada e a abandonar a sala.
Foi proposto comentar uma frase “Tu pensas que nos enganas mas sabemos que estás a jogar”, uma frase dita por Teresa para Diogo.
Um debate gerou-se sobre dar ou não opinião, e sobre gerar conflitos, Diogo, como todos sabem, não gosta de conflitos e dá a sua opinião sempre de forma ponderada e quando acha que a deve dar.
Teresa e Pedro Alves, continuam a não perceber a postura de Diogo, principalmente porque está num jogo.
Teresa começa por afirmar “Eu no meu dia a dia nunca fui conflituosa, eu estive sempre anos e anos a fio, e nunca entrei em conflito com ninguém, porque eu tinha dois filhos para criar (…) aqui neste jogo, neste Big Brother, eu tenho oportunidade de dizer aquilo que eu quero (…) é a única oportunidade de exprimir aquilo que eu penso, sem ninguém me apontar o dedo”, a concorrente continua e critica a postura do concorrente, pois se o Big Brother pede para comentarem, é para falarem o que pensam, e não para ficarem calados a pensar.
Diogo diz “Mas as vezes o que tu dozes magoa os outros. Pode ser entendido como uma provocação como um conflito. E quando eu sinto isso, optei por não participar nisso. Porque a meu ver à o preconceito que um reality show deve ser um conflito constante entre concorrentes, e eu gostava de mudar esse cliché e eu mudo com as minhas atitudes.”
“Então achas que estás a cumprir as regras do jogo?” questionou Teresa
Diogo sem medos responde “Eu estou a cumprir com as regras do jogo e com as regras fundamentais para mim que é as da minha liberdade, de me sentir bem, e todos os dias deitar a cabeça na almofada e sentir-me em paz.”
“Diogo evita dar as suas opiniões? Porque dar a opinião não é entrar num conflito”, questiona o Big Brother
“Sinto-me livre o suficiente para sempre que eu quiser opinar, e achar oportuno fazê-lo eu faço, mas muitas vezes opto por não expor de imediato a ideia porque quero pensar, quero reflectir, para mais tarde expor a minha ideia. O que esta casa mais nos dá é tempo. Não tenho que necessariamente reagir a quente a tudo.”
Pedro Alves refere que por vezes a imagem que passa é que ele é conflituosos por dar a sua opinião, mas que diz simplesmente o que pensa e que espera que não tenha ofendido Diogo quando disse que ele não merecia ganhar o programa.
Diogo responde “Eu só me ofendo quando questionam a minha liberdade.”
Teresa interpela Diogo, e diz-lhe se não queria perder a liberdade não deveria ter vindo para o jogo.
“Eu abdiquei da minha privacidade não estou a abdicar da minha liberdade aqui dentro.” afirma Diogo
Teresa exaltada com a postura de Diogo acaba por dizer “Em qualquer tipo de jogo, cumpre-se as regras, e eu estou aqui a cumprir”
“Se eu não cumprir uma regra eu sei qual é a consequência disso.” justifica-se Diogo.
“ Agora propunha a todos que tudo que o que passa-se ali ninguém fala-se. (…) por mim não vou dar mais opinião vou embora, não vou entrar em conflito com ninguém, era o que faltava.”