Esta noite, 30 de outubro, Sónia foi a grande protagonista da ‘Curva da Vida’, onde recordou os momentos mais marcantes da sua dura história de vida.
Sónia começou por recordar a infância “foi de pobreza e trabalho. Eu não tinha uma casa de banho nem um quarto. Tinha que ir a uns balneários tomar banho e cheguei a tocar banho numa bica. Eu fazia as minhas necessidades num balde e tinha que ir despejar e sentia vergonha quando as pessoas viam” começou por contar.
Apesar das dificuldades, Sónia garante: “nunca faltou comida na mesa“. “Tínhamos de sobreviver com aquilo que tínhamos. O meu pai era pescador, ele só recebia o rendimento conforme o que pescava“.
Aos 6 anos Sónia foi atropelada e partiu uma perna, pouco depois teve varicela, o que complicou o problema na perna e quase teve que ser amputada: “Foi horrível, mas graças a um médico que me salvou a vida“.
Sónia recordou de seguida, o episódio mais marcante da sua vida, quando tinha apenas 8 anos, em que o seu avô paterno a tentou seduzir: “Tentou-me seduzir sem dizer nada a ninguém. Só que houve um dia que o meu pai se apercebeu que eu não queria ir lá e que eu não estava bem. Aquilo foi um descalabro total, foi vergonhoso porque todo o bairro veio. Veio polícia, veio tudo, senti-me enxovalhada perante o que aconteceu“
Com 13 anos, Sónia voltou a passar por um momento difícil: “Vinha a sair da escola e três rapazes abordaram-me e levaram-me para um caniçal. Fizeram tudo o que queriam de mim, não contei nada a ninguém. Quero que fique bem esclarecido que não perdi a virgindade nem nada disso, dei pontapés e consegui fugir“.
Aos 19 anos, Sónia encontrou o grande amor da sua vida e foi mãe: “Foi o ponto mais alto da minha vida. Eu era novinha, não tive aprendizagem como era ser mãe, não sabia nada. Fiz dela uma menina e uma mulher que é hoje e é o meu pilar“.
Três meses depois de ter sido mãe pela primeira vez, descobriu que estava novamente grávida e ponderou mesmo abortar: “O que é que vou fazer à minha vida com duas crianças? A minha filha sabe que não era para estar cá neste momento. Comecei a procurar informações para abortar mesmo“.
Sónia não foi capaz de abortar e confessa que ter a sua segunda filha “Foi o presente de Deus me deu de não ter feito a asneira“.
Pode ver o momento aqui.