Soraia Moreira está aflita com a saúde do irmão e com a falta de apoio do Sistema Nacional de Saúde.
Soraia Moreira recorreu às redes sociais esta segunda-feira, 20 de novembro, com um sincero desabafo sobre o Sistema Nacional de Saúde português.
A ex-concorrente do Big Brother mostrou-se indignada com a falta de apoio e cuidado ao seu irmão Manolo, que sofre de um transtorno psicológico e tem tido repetidas crises ultimamente.
“Como é que a ala psiquiátrica que fecha às 20h, os médicos psiquiatras a partir das 19.30 já não atendem mais ninguém? Que tipo de atendimento é este?“, começou por desabafar Soraia, que explicou ainda que tiveram que se dirigir a outra unidade hospitalar.
No entanto, apesar da gravidade da situação, nada foi feito para melhorar as crises do Manolo ou ajudar a família a saber lidar com as mesmas e Soraia mostrou-se indignada com a ‘luta’ que a mãe enfrenta diariamente sem receber ajuda do Sistema Nacional de Saúde: “Mais uma ida ao hospital sem nada feito. O meu irmão não está bem, a minha mãe em casa não tem a vida nada fácil, são muitas crises. Como é que é possível, ouvirem uma mãe a contar as coisas que passa e não pegam na pessoa doente e estudam a situação? Como é que deixam uma mãe ir para casa assim? Com o filho com crises, sem saber o que esperar? Há tantos anos que isto nos acontece, vários anos que a minha mãe passa por isto sozinha. Que um médico não nos ajuda e não percebe a realidade pela qual passamos.”
“Apenas recomendam fóruns ocupacionais para o meu irmão, que são de porta aberta. Ou seja, o meu irmão já desapareceu uma vez no passado. Num fórum ocupacional de porta aberta, nunca mais o vemos. Quando lhes pergunto, mas não há outras soluções? Disseram apenas para amanhã tentarmos arranjar solução no São Bernardo… Que ele lá no São José apenas iria ficar nas urgências e de manhã iriam levá-lo para o São Bernardo, iria andar apenas de trás para a frente. E ainda dizem que a minha mãe tem que procurar ajuda junto do médico de família. Então ela está a viver uma situação urgente e tem que esperar pelo médico de família?!!”, acrescentou Soraia, indignada.
“Mais uma vez triste, mais uma vez preocupada, mais uma vez aflita. Fico extremamente triste pelo que a minha grande mãe e o meu irmão doente, passam. Lá vai a minha mãe para casa, mais uma vez sem a ajuda que precisa para o filho. Sem apoio nenhum, entregue à sua sorte. Que apoio é este, que tratamento, que ajuda dão a uma mãe que precisa @sns_pt?!”, confessou ainda a vencedora do BB2020.
“Só me pergunto como é que os médicos que trabalham para o @sns_pt e o próprio @sns_pt descansam à noite. Um médico é alguém que ajuda, que salva. Mas neste caso está só a ser alguém que fecha os olhos. As casas das pessoas estão a ruir pela vossa falta de ação e de apoio. Precisamos urgentemente E de melhorar este sistema. Porque isto não é aceitável. Vou ao hospital com a minha mãe e irmão à procura de ajuda para eles e saio de lá sem nada.”, rematou Soraia.