A psicóloga Joana Amaral Dias comentou o caso de André Filipe e “arrasou” a produção do reality show afirmando que tudo que aconteceu com o concorrente foi “pior do que negligência”.
André Filipe foi expulso da casa mais vigiada do país, por uma série de comportamentos impróprios, o jovem foi hospitalizado horas depois da sua saída da casa, com um surto psicótico e continua internado no Hospital do Barreiro.
Joana Amaral Dias em entrevista à revista Vidas afirmou, que André Filipe não devia ter entrado no programa, a psicóloga foi mais longe e afirmou que houve uma “exploração” do jovem logo na altura do casting.
Para Joana era evidente que o jovem era uma pessoa com fragilidades e com o stress do reality show André Filipe devia ter sido submetido a uma avaliação psicológica detalhada.
“Isto é pior do que negligência, é exploração. As fragilidades destas pessoas são os lucros do programa. Ele foi visto como alguém com potencial para dar audiências.” afirmou Joana Amaral Dias.
A psicóloga foi ainda mais longe e questiona a forma como a produção do programa expôs André Filipe “Como é que se recupera disto? Ele foi exposto de forma pornográfica. Toda a gente viu os seus comportamentos, foi humilhado“.
Na opinião de Joana Amaral Dias, um surto psicótico não pode ser levado de forma leve, pois pode trazer sequelas graves, chegando a afirmar “O surto psicótico é o fim da linha da doença mental“.