Helena Costa foi convidada do vespertino da TVI na passada sexta-feira, 20 de agosto. A atriz concedeu uma entrevista intimista a Manuel Luís Goucha, onde abordou a luta contra o cancro do pulmão.
A atriz começou por contar que viveu um verdadeiro turbilhão de emoções, quando recebeu a notícia que tinha um tumor carcinoide no pulmão.
“De repente a vida para, não há redes sociais, uma pessoa não pensa nisso e as pessoas dão por ela, porque é que a Helena não está a por nada, o que é que se passa. E estava eu a passar um turbilhão de mil coisas” contou Helena Costa.
Sobre os sintomas, a atriz confessou que tinha sintomas há algum tempo, mas os médicos diagnosticaram como asma, com o agravamento dos sintomas à atriz veio a descobrir que afinal tinha um tumor ” Eu já tinha os sintomas há algum tempo, pensava que era do cansaço da novela. Sentia era falta de ar e precisava de uma respiração extra e sentia pieira. Então foi-me diagnosticado asma, só que ao fim de 2/3 meses não passava. Aumentaram a dose, até que foi detetado numa TAC uma bolinha no pulmão“.
Depois de receber a notícia, Helena Costa confessou “Fui andado e fui percebendo que podia ser mau. Até ter que fazer uma broncoscopia e, no próprio dia, dizem que pode ser um tumor carcinoide. De repente, vejo-me num abismo, numa realidade que não era mais a mesma. Na minha cabeça, estava tudo mal“.
A atriz revelou que neste momento está num período de vigilância de 3 anos. Helena Costa apontou como sequelas um “cansaço gigante“.
“De repente só pensava nas minhas filhas […] fui-me tão abaixo, foi surreal, foi dar-me um prazo de vida” confessou a atriz.