A candidata presidencial do Bloco de Esquerda Marisa Matias foi gozada por André Ventura, líder do partido CHEGA, também ele candidato à presidência da república, por esta utilizar um batom vermelho.
“Não está muito bem em termos de imagem, com aquele batom muito vermelho, como se fosse uma coisa de brincar” atirou André Ventura sobre Marisa Matias.
A candidata do Bloco de Esquerda e lançou um movimento no Twitter “#VermelhoEmBelém” que se tornou viral e muitos famosos aderiram ao movimento e têm surgido nas redes sociais com os lábios pintasdos de vermelho, como forma de protesto contra André Ventura.
Veja os famosos que tem aderido ao movimento:
Ana Gomes, também ela candidata à presidência, reagiu no Twitter e aderiu ao movimento.
O ator José Condessa, também adie ao protesto, e recorreu ao Instagram para deixar um vídeo onde surge a pintar os lábios e escreveu: ” Não quero saber o que é viver num país que não é livre. Não quero viver num país onde seja instigada a segregação, o preconceito, o racismo e a discriminação. Não quero ver defendido o machismo, a misóginia e o sexismo. Onde se põe em hipótese mutilações femininas. Onde não se procura respeitar o próximo. Onde a homofobia é aceite. Onde se defende que há uns melhores que outros.
Não quero viver num país assim. E muito menos quero para o meu país um presidente que acredite que este é o caminho. Numa coisa ele tem razão, não será o presidente de todos os portugueses. O meu não será.”
O humorista Bruno Nogueira, recorrendo ao Instagram, com um vídeo a pintar os lábios, o humorista apela ao voto dia 24, “Bloqueado duas vezes.
À terceira será de vez. Dia 24. Votem.”
Rui Maria Pêgo, aderiu ao protesto e escreveu na legenda do vídeo onde surge a pintar os lábio de vermelho “Sou muito mau a pôr batom, mas sou muito bom a votar. Dia 24, lá estaremos. Não passarão. #vermelhoembelém“
José Castelo Branco, também recorreu às redes sociais e aderiu ao movimento, “É muito mais do que apoiar uma mulher em particular. É lutar contra o maxismo, a falta de respeito por todas as mulheres e homens que usem Baton vermelho ou de qualquer outra coisa! É fascismo e um atentado à liberdade!” disse o socialite.
Pedro Crispim, também aderiu ao movimento, para além de ter feito uma publicação no Instagram, fez questão de aparecer no Extra do Big Brother, da passada sexta-feira, 15 de janeiro de lábios pintados de vermelho, assim como, Iva Domingues e Luís Borges.
Albano Jerónimo, também aderiu ao movimento e apela ao voto no dia 24, “VOTA no dia 24. Os discursos extremistas possuem inegavelmente uma ideologia: uma ideologia de negação. Nega-se tudo, as diferenças, o outro, a oposição, a liberdade, o diálogo, o respeito, a dignidade, o estrangeiro, a individualidade e principalmente, o conhecimento e, em consequência, o diálogo capaz de superar a ausência de saber. Perante este risco, o desafio é confrontar os extremos com aquilo que para eles é insuportável, o outro.
Este encontro entre o “eu” e o “tu”, apresentada como fundamental à construção democrática. O outro, somos nós. Vota pela democracia, pelo respeito pelo outro, por uma sociedade livre, aberta e plural. No voto, somos todos iguais.”
Cláudio Ramos, também aderiu ao protesto e nas redes sociais escreveu, “… Boa noite e bom fim de semana! 💄‘O que me preocupa, não é o grito dos maus. Mas o silêncio dos bons!’. Quem o disse foi Martin Luther King. Pensemos nisto. Não deitemos tudo a perder.”
São apenas alguns exemplos, dos famosos que aderiram ao protesto #VermelhoEmBelém.