Se se recordam, no próximo domingo dias 19 de Julho, irão entrar na casa mais vigiada do país dois ex-concorrentes.
Jéssica, Angélica, Hélder ou Daniel Monteiro, dois deles irão voltar a entrar na casa mais vigiada do país.
Mas a entrada dos dois ex-concorrente, tem gerado alguma polémica, por causa da situação actual, que nos encontramos do Covid-19.
Muitos questionam como vão entrar na casa, se não tiveram em isolamento durante os 14 dias recomendados.
A TVI anunciou que os 4 ex-concorrentes realizaram o teste ao COVID-19 na passada sexta feira, dai ficaram em isolamento num hotel e ainda irão fazer um novo teste antes de entrar na casa.
Cláudio Ramos em entrevista à TV 7 Dias afirmou “Agora, os testes [à COVID-19] são completamente diferentes do que eram há dois meses. São feitos testes de sangue e com resultados muito mais rápidos do que eram. […] Não é preciso fazer 14 dias de quarentena com os testes que se fazem agora.”
A TV 7 Dias, entrou em contacto com a DGS, que se recusou a comentar o caso especifico, porém admite que há um risco de infeção por COVID-19 em pessoas que por exemplo, testem negativo ao exame de diagnóstico realizado com uma zaragatoa.
A DGS, admite que o teste pode não ser suficiente e que há sempre um risco “O facto de se realizar um teste molecular RT-PCR (teste recomendado) e de o resultado ser negativo apenas reflete a situação naquele momento. Há sempre uma margem de incerteza, porque a exposição ao vírus pode ter sido recente e a pessoa ainda se encontrar no período de incubação“, alertou a DGS.
A DGS recordou ainda “O período de incubação da doença varia de 1 e 14 dias, razão pela qual a Autoridade de Saúde, após avaliação de risco, determina o isolamento profilático a pessoas que tenham sido contacto de caso confirmado de COVID-19, durante um período de 14 dias (a contar após a data da última exposição).“
Uma fonte da TVI disse À TV 7 Dias “A situação é hoje muito distinta da que tínhamos na fase do confinamento. Diz-se que é um ‘novo normal’ e talvez seja isso.”
A mesma fonte confirma que “Desde o dia em que foi decidido pela TVI e Endemol que ex-concorrentes iriam voltar à casa, este passaram a ser monitorizados“. O controlo efectuado aos ex-concorrentes baseou-se, sobretudo, na medição da temperatura corporal.
“Foi-lhes ainda pedido para estarem o máximo resguardados” conclui a mesma fonte da TVI.
Alguns familiares dos concorrentes que ainda estão na casa mostraram-se preocupados com esta situação, um os exemplo é a irmã de Iury, Anuska, que contou à TV 7 Dias “Agora está mais calmo, mas todo o cuidado é pouco. E preocupa-me um bocado, porque eu, sinceramente, nunca pensei que fosse entrar alguém na casa durante este momento que estamos a viver. Por isso, claro que me preocupa.”
“Inicialmente, até achei que eles nem iriam ter contacto físico. Que poderia ser através de uma plataforma, ou até mesmo de um vidro. Sempre pensei isso. Não sabemos como tudo vai acontecer. Até pode ser assim, como estou a dizer, ou de outra forma. Só no domingo vamos ver.” conclui a irmã da Miss.