José Eduardo Moniz fala pela primeira vez da polémica expulsão de Catarina Miranda e conta todos os pormenores sobre a decisão que ditou a expulsão da jovem de Almeirim.
Catarina Miranda foi sem dúvida a grande protagonista do Big Brother 2024. Uma atitude irrefletida em que atirou um copo para o chão e os estilhaços acertaram num colega, ditou a sua expulsão da casa mais vigiada do país.
Depois da saída da jovem de Almeirim do formato, as polémicas em volta da concorrente e da TVI continuam. José Eduardo Moniz decidiu por tudo em pratos limpos numa entrevista à TV7 Dias e contou tudo sobre a expulsão de Catarina Miranda.
“Era inevitável depois do que se passou. Foi uma decisão discutida internamente e que reuniu o consenso generalizado”, começou por dizer José Eduardo Moniz.
“Fizemos isso logo no primeiro Big Brother, [N.R.: O célebre pontapé de Marco Borges a Sónia Veiga], aconteceu uma situação, que não sendo idêntica a esta, é muito parecida e nós agimos da mesma forma. Não gostamos de violência na sociedade em geral, muito menos num programa de televisão. Tem de haver um mínimo de valores reconhecidamente válidos”, acrescentou o diretor da TVI.
Apesar de ter noção que a atitude de Catarina Miranda não foi com a intenção de magoar nenhum colega, o diretor da TVI explica: “A verdade é que a Catarina deu um passo em falso, o que não significa que nós não reconheçamos os méritos dela, as qualidades e as ambições que ela possui. Agimos como teríamos de agir na circunstância que ela protagonizou”.
Sobre o alegado boicote de Catarina Miranda à gala da TVI, José Eduardo Moniz garante: “TVI é uma entidade muito tolerante e democrática nos seus comportamentos, seja no âmbito da informação ou programação”. “As pessoas são livres de fazerem o que querem e a TVI é livre de agir consoante entende”, salientou ainda.
“Não é por isso que somos influenciados, no sentido de fazermos ou não o que entendemos que é mais certo. Agimos, do meu ponto de vista, correta-mente, registo as opiniões de toda a gente, agora penso pela minha cabeça como quero que toda a gente da TVI pense pela sua cabeça. Ela vai ser entrevistada por Manuel Luis Goucha, falar-se em boicote é uma coisa que me parece não fazer sentido”, rematou José Eduardo Moniz.