André Filipe foi expulso da casa mais vigiada do país, na passada quarta-feira, 23 de setembro. Ao longo desta semana o concorrente do barreiro começou ater comportamentos cada vez mais graves que começam a assustar os concorrentes.
Horas depois da sua saída, André Filipe, foi internado no Hospital São José com um surto psicótico.
A mãe do concorrente, Hélia, ainda está muito preocupada com o estado de saúde do filho e contou mais pormenores do estado de André Filipe.
Hélia começou por contar à revista que o filho quando chegou a casa continuava a falar do Big Brother e o seu discurso não fazia sentido “Ele estava num estado que não consigo explicar. Começou a contar coisas que se tinham passado no ‘Big Brother’. Foi à despensa cá de casa tirar tudo e dizia o que faziam na casa com essas coisas. O detergente da roupa, os alimentos…”.
Ainda em casa o jovem começou aos gritos e a mãe e os familiares que estavam em casa acharam melhor chamar o INEM, onde foi levado para o Hospital São José e diagnosticado com um surto psicótico, “teve de ser amarrado no hospital porque estava aos gritos. Dizia ‘o BB é amigo. Ó mãe, salva-me, tira-me daqui’. Foi muito complicado para mim e tiveram de me mandar embora” contou Hélia.
André Filipe já foi transferido para o Hospital do Barreiro e a mãe conta ainda à mesma revista “Ele já foi transferido para o Hospital do Barreiro. Ontem falei com ele e ainda não estava bem. Eu não consigo ir vê-lo por causa da Covid”. “Mas o tio, que trabalha no hospital, esteve com ele ontem [quinta-feira] e diz que ele estava mais calmo. Já está a entrar na realidade.” revelou Hélia.
“Quando ele desmanchou as coisas na casa, quando retirou o espelho e os interruptores, ele pensava que estava dentro de um jogo. O André entrou no ‘Big Brother’ como se estivesse numa personagem do filme ‘Jumanji’ e estava à procura de sinais e códigos para salvar os colegas. Ele contou isto ao pai. Falou em códigos, em sinais. Na prática, ele perdeu a noção e não conseguiu sair dessa personagem. Só agora, quando ele falou nesse filme, é que se fez luz para a família” contou a mãe de André Filipe.
A m~e do concorrente contou que o filho nunca tinha tido um surto deste género mas teve dificuldade em sair de outros personagens e revela “Lembro-me de uma situação, há uns quatro ou cinco anos, em que ele estava a tirar um curso de teatro e, durante os ensaios para a peça final desse curso, ele chegava a casa dentro da personagem. Foi muito complicado. Até ao dia da apresentação da peça, ele viveu sempre aquela personagem muito intensamente. Mas nunca tinha acontecido isto. No ‘Big Brother’, ele foi engolido pelo próprio jogo. No dia em que o levei para casa, ele quis ir na carrinha da produção”
Hélia não consegue perceber a posição dos psicólogos do programa e da maneira que julgaram o filhos e revoltada confessa “Eles nunca o viram na vida e estão a julgar o miúdo pelo que veem no jogo? Se o Dr. Quintino resolve as coisas à porrada… Ele quer o quê? Alimentar a violência entre jovens? Fico muito revoltada. Eu nunca vi um julgamento sem defesa e foi isso que aconteceu”
Revoltada com a produção, afirmou “A mim disseram que ele estava bem, que havia psicólogos 24 horas e que o Big também estava a falar com ele”, contou Hélia, acrescentou também “Apenas disseram que ele estava bem, para não me preocupar, e se houvesse alguma coisa, eles iriam entrar em contacto comigo”.