Faz precisamente hoje, 3 de setembro, 20 anos que o Big Brother estreou na TV portuguesa.
A 3 de setembro de 2000, com Teresa Guilherme a apresentar, na altura com 45 anos, deu a conhecer ao país 14 concorrentes desconhecidos, que vieram a marcar para sempre a memória dos portugueses.
“A Novela da Vida Real”, mudou para sempre a televisão portuguesa, e a maneira como interagimos e falamos de emoções e comportamentos.
Teresa Guilherme, foi a escolhida para apresentar, o programa que era novidade em Portugal, o formato que já era polémico no estrangeiro, foi o maior risco da TVI, a SIC tinha rejeitado o formato, mas José Eduardo Moniz, na época diretor geral da TVI, abraçou o formato e o reality-show estreava-se na televisão portuguesa.
O Big Brother estreou a 3 de setembro de 2000 e terminou a 31 de dezembro. 14 eleitos conviveram, pouco mais de 3 meses num estúdio transformado em casa, na Venda do Pinheiro.
Zé Maria, Susana, Célia Melo, Telmo Ferreira, Mário Ribeiro, Marta Cardoso, Paulo, Carla, Sónia Veiga, Marco Borges, Maria João, Ricardo A., Ricardo V. e Riquita foram os primeiros concorrentes do Big Brother.
Dos 14 concorrentes, muitos tornaram-se rapidamente anónimos, mas alguns nomes permaneceram nas nossas memórias até hoje, como Zé Maria, Marta, Marco, Telmo e Célia .
Na memória dos portugueses ficaram algumas frases dos concorrentes que se tornaram virais, como uma muita utilizada por Marco “eles falam falam, mas eu não os vejo a fazer nada”, esta frase foi usada mais tarde num skecth do Gato Fedorento.
A primeira edição do Big Brother, teve de tudo um pouco, choro, amor, emoção, violência e discussões. A novela da vida real, tornou-se um fenómeno televisivo e virou história quando Marco pontapeia Sónia, resultando na sua expulsão. A discussão de Sónia e Marco abriu o Jornal Nacional, nesse mesmo dia Jorge Sampaio recandidatou-se à presidência da república mas noticia passou para segundo plano.
Zé Maria foi o vencedor do primeiro formato do Big Brother, onde ganhou 20 mil contos (actualmente perto de 100.000€) e um carro, com tudo isso um mediatismos, que Zé Maria preferia não ter tido e que quase lhe destruiu a vida.
Zé Maria continua a lutar contra uma depressão e está actualmente desempregado, como pode apurar a TV 7 Dias recentemente.
10 anos depois, o Big Brother regressa com a rainha dos reality shows, Teresa Guilherme, com um novo formato o Big Brother -A Revolução. Num momento que mais uma vez a TVI se encontra em desvantagem em relação à SIC.
Com data de estreia para 13 de setembro, o Big Brother – A Revolução vai contar com 20 os concorrentes, a casinha da Venda do Pinheiro ficou para a história e foi substituída pela luxuosa mansão da Ericeira. Com mais câmaras, num mundo digital, com o mundo apegado às redes sociais, o que deu uma dimensão diferente ao Big Brother.
A TVI tem muito que batalhar para ganhar as audiências, com o regresso de Cristina Ferreira à casa mãe e o Big Brother – A revolução com a rainha dos reality shows a apresentar. Será que o novo formato vai ser um fenómeno de audiências como há 20 anos atrás?
Só faltam 10 dias…