Esta quarta-feira, dia 23 de junho, o jornal “Tal & Qual” avançou que as audiências estão sob suspeita de fraude. A notícia também foi comentada na TVI 24. A SIC é uma das maiores lesadas e em investigação, visto que lidera as audiências há 28 meses. A estação de Paço de Arcos reagiu às notícias e imitiu um comunicado, onde ameaçou avançar para meios legais para processar os dois meios de comunicação social.
A SIC afirmou no comunicado que se reserva “ no direito de recorrer aos meios legais ao seu dispor para defender a sua reputação.” A Estação de Paço de Arcos defendeu-se das acusações e alegou “ é absolutamente falsa, de má-fé e lesiva a acusação que o Tal & Qual e a TVI “.
Leia também:
Por sua vez a TVI também reagiu ao comunicado da SIC e podia ler-se:
“A notícia hoje publicada, em primeira mão, pelo Jornal Tal e Qual, posteriormente veiculada por diversos Órgãos de Comunicação Social e confirmada oficialmente pela Agência Lusa junto da Procuradoria Geral da República (PGR), diz respeito à abertura de um processo de investigação sobre suspeitas de uma eventual adulteração de audiências televisivas por parte da empresa GFK em favor do canal televisivo SIC.
A TVI limitou-se a noticiar uma investigação da PGR, confirmada oficialmente, como tantas vezes acontece em relação aos mais variados temas e assuntos. É completamente falsa e sem sentido a acusação feita pelo Grupo Impresa e SIC de que existiu má fé por parte da TVI.
A TVI não quer contribuir para transformar este tema numa fonte de atrito entre canais televisivos, criando um ruído artificial para desviar as atenções do que é realmente importante.
O que está em causa é o apuramento da verdade e a assunção de eventuais responsabilidades, caso essas existam, manifestando o Grupo Media Capital e a TVI total disponibilidade para colaborar com as autoridades numa investigação séria, rigorosa e serena.
A TVI quer acreditar que todos os principais players do setor do audiovisual e do meio televisivo nacional estão interessados na melhoria do sistema e dos mecanismos de regulação e medição das audiências em prol da transparência no setor.
Sobre isso, a TVI tem veiculado à direção da CAEM as suas reflexões críticas, por entender que este é o fórum próprio para que sejam analisadas e quaisquer medidas corretivas sejam implementadas.“