A organização de Intervenção e Resgate Animal (IRA), foi acusada há cerca de dois anos, numa reportagem da TVI de perseguição, roubo de animais e ameaças à integridade física.
O IRA viu o seu nome manchado por uma reportagem de Ana Leal e André Ramos na TVI, “Este grupo de encapuzados chama-se IRA, diz resgatar animais maltratados, mas acaba por roubá-los. Fazem perseguições armadas aos donos, entrando mesmo dentro das suas casas, ameaçam de morte quem os enfrenta.” foram algumas das acusações que foram feitas na reportagem.
Esta quarta-feira, 9 de junho, o IRA recorreu às redes sociais para anunciar uma vitória no processo contra a TVI. Podia ler-se no Instagram oficial da organização:
“09 DE JUNHO DE 2021 – DECOREM ESTA DATA.
Para os anti IRA, hoje era um dia muito esperado.
Mas também o era para nós.
A possibilidade de defender o bom nome, em tribunal, da nossa instituição pelas acusações gravíssimas a ele imputadas:
– Ameaças à integridade física com armas de fogo.
– Perseguição.
– Roubo de animais.
Tudo isto foram temas na reportagem da TVI e muitos outros órgãos de comunicação social (jornais, revistas, formato digital).
Durante mais de uma semana inteira o nome do IRA foi atirado aos leões.
Hoje, dia 09 de Junho, decorreu finalmente o JULGAMENTO no tribunal de Loures que visava o IRA como arguido, sendo os ofendidos a Teresa Bento e Ivan Lopes, pelos crimes acima descritos de que éramos acusados.
E hoje ficou NOVAMENTE garantido a integridade e o bom nome da nossa instituição.
A Teresa Bento e o Ivan desistiram da queixa-crime contra o IRA, afirmando que foram manipulados pela TVI e pela Paula Neto para colaborarem numa reportagem tendenciosa e difamadora de forma a denegrirem a nossa imagem e o nosso trabalho.
Hoje, no tribunal de Loures, ficou provado e esclarecido o verdadeiro propósito de algumas pessoas (na causa animal) e entidades, contra algo ou alguém que tenha VERDADEIROS VALORES MORAIS e que ACTUEM EM CONFORMIDADE E DE FORMA CÉLERE para garantir os direitos dos animais.
O NOSSO NOME E DA NOSSA FALECIDA KIRA CONTINUA LIMPO.
Agora segue-se o julgamento onde os arguidos são os jornalistas Ana Leal e André Ramos, a “pseudo-defensora dos animais” e ex-presidente do GIRA – Paula Neto e a “vítima” do IRA (manipulada e pressionada pelos jornalistas e Paula Neto) Teresa Bento.
A JUSTIÇA PREVALECEU.
Partilhem
IRA”
Ora veja: