Maria João Abreu encontra-se internada no Hospital Garcia de Orta, desde a passada sexta-feira, 30 de abril, após ter sofrido um aneurisma. O prognóstico da atriz é reservado, os médicos iniciaram esta quinta-feira, 6 de maio, um novo tratamento.
João de Carvalho, que contracena com a atriz na novela “A Serra”, da SIC, revelou esta tarde, 6 de maio, à Nova Gente, na inauguração de uma exposição dedicada a Ruy de Carvalho, que Maria João Abreu não tinha um, mas dois aneurismas.
Leia também:
O ator começou por contar, que Maria João Abreu “andava muito preocupada com coisas pessoais e adiava uma ida ao médico” que acrescentou de seguida, “Estamos todos muito, muito preocupados. Para terem uma ideia, todas as noites, às 21h30, estamos em conjunto, no Whatsapp, a orar por ela. Todos nós temos uma vela acesa em casa por ela. No dia em que aconteceu, não sei quantas vezes é que eu rezei o terço..”.
João de Carvalho contou que a atriz “já tinha sentido algumas coisas” antes de se sentir mal e ter sido levada de urgência para o hospital. O ator revelou ainda “Nós conversávamos muito, porque ela era muito amiga da Lena [mulher de João de Carvalho, que morreu em 2014 na sequência de um AVC hemorrágico]. A João perguntou-me quais eram os sintomas. Dizia-me que tinha dores de cabeça muito fortes”.
A atriz queixava-se de sintomas “há cerca de um mês, mas tinha tanto trabalho e andava tão preocupada com coisas pessoais que adiava uma ida ao médico”. O ator acredita que terá sido o facto de andar “tão assoberbada” a nível profissional e o falecimento do pai “há pouco tempo”, que contribuiu para que os aneurismas tivessem rebentado. João de Carvalho revelou ainda que “O falecimento do pai afetou-a muito”.
“Também estava muito magrinha, mas não era pelas dietas. As pessoas [com este problema de saúde] perdem a vontade de comer. Eu lembro-me da Maria João rechonchudinha. Ela mostrou-me as pernas e eram um pauzinho. Deixou de ter curva..” acrescentou o ator.
João de Carvalho recordou que notou algo de errado na colega durante as gravações de “A Serra”, “apertar um casaco sem sequer tocar nos botões”. “Há uma descoordenação motora quando algo se passa com o cérebro… aconteceu-lhe isso” explicou o ator.
Maria João Abreu “tinha ido ao camarim fazer uma muda de roupa, sentiu-se mal e deu um grito”. “Quem estava ao lado era o José Mata, que a socorreu” contou João de Carvalho.
A atriz foi submetida a uma primeira cirurgia quando foi transferida para o Hospital Garcia de Orta, no entanto o ator conta: “Mas ela tinha dois. Os médicos localizaram o primeiro e fizeram um stent [pequeno tubo que é colocado dentro da artéria para abri-la e evitar novo entupimento], só que não deram conta que estava lá outro, numa zona mais profunda. É esse que está agora a dar os problemas”, explicou à revista.
“O aneurisma está para a cabeça como o cancro está para o pâncreas. Normalmente, quando aparece é para matar uns dias depois. Infelizmente, esse é o problema. Desejo muito, muito, que ela recupere, mas a recuperar que seja a Maria João, porque uma coisa parecida com a Maria João… Ela é uma mulher muito forte e uma atriz extraordinária, vê-la diminuída não sei se é justo” rematou o ator.