Portugal comprou 22 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, um investimento que custou cerca de 200 milhões de euros.
A Ministra da Saúde, Marta Temida apresentou hoje, 3 de dezembro, o plano de vacinação de Portugal contra a Covid-19, desenhado pelo Governo e autoridades de saúde, que arranca já em janeiro de 2021 para os grupos prioritários.
Leia também:
“É mais um passo de um trabalho que começou há muitos meses atrás”, começou por dizer a Ministra da Saúde.
Conheça o Plano de Vacinação:
As vacinas contra o Covid-19 srão gratuitas e facultativas, a distribuição será feita em vários pontos do SNS. A Ministra da Saúde referiu que a disponibilização das vacinas vai continuar a ser acompanhada “durante largos meses”.
Na Primeira fase da vacinação
Serão vacinados os grupos prioritários (cerca de 950 mil pessoas), englobam:
– Pessoas com 50 ou mais anos com uma destas patologias associadas: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração;
– Pessoas residentes e lares e internadas em unidades de cuidados continuados e respetivos profissionais: nestes casos a vacinação será no próprio lar;
– Profissionais de saúde, envolvidos no tratamento de doentes;
– Forças Armadas e de Segurança.
Os grupos de risco serão identificados, pelos serviços de saúde. As pessoas que tomarem a primeira dose da vacina ficarão com a segunda dose marcada e programada.
Segunda fase da vacinação:
Serão vacinadas pessoas com mais de 65 anos:
Serão vacinadas cerca de 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos, mesmo que não tenham nenhuma patologia associada. Nesta fase será necessária a expansão dos pontos de vacinação “em conformidade com as necessidades”, avançou Fernando Ramos.
Terceira fase de vacinação:
Na terceira e última fase, as vacinas serão administradas à restante população.
Doses de Vacinas para Portugal:
Existem seis acordos para vacinas na União Europeia, que também estão previstos chegar a Portugal: farmacêutica AstraZeneca (6,9 milhões de doses para Portugal), GSK, Johnson and Johnson (4 milhões de doses), farmacêutica Pfizer (4 milhões), CoronaVac (4/5 milhões) e a farmacêutica Moderna (1,8 milhões).
Ora veja o vídeo da apresentação do Plano de Vacinação: